

Bélgica perto de desativar seus helicópteros NH90 TTH. A Força Aérea da Bélgica (BAF) deverá anunciar ainda neste ano o planejamento para desativação da sua frota de quatro helicópteros NHIndustries NH90-TTH. A informação foi divulgada por Scramble, citando fontes anônimas próximas do assunto.
Em 2020 surgiram os primeiros rumores sobre o futuro deste helicóptero, mas agora parece que seu destino foi selado. Logo após a entrada em serviço dos NH90, em 2012, ficou claro que a disponibilidade operacional era decepcionante, o custo por hora de voo altíssimo e a manutenção dependia de suporte altamente especializado.
Depois da Austrália (que utilizou a versão TTH), Noruega (versão naval NFH), Suécia (TTH/NFH), a Bélgica é mais um país está descartando os problemáticos helicópteros, utilizados principalmente em missões de Busca e Salvamento (SAR).
O sucessor dos quatro NH90-TTH e dos dez envelhecidos Agusta A109BA foi anunciado em junho do ano passado, quando o governo belga assinou a compra de quinze novos Airbus H145M com as entregas previstas para ocorrer entre 2026 e 2027.
Fonte: Scramble
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO