

Bélgica intensifica o treinamento para as tripulações do MQ-9B. No dia 17 de junho, após vários meses de treinamento teórico na General Atomics (GA-ASI) em Dakota do Norte (Estados Unidos), as primeiras seis tripulações do futuro MQ-9B SkyGuardian da Força Aérea da Bélgica, concluíram com sucesso a primeira fase de seu treinamento.
Antes de serem totalmente qualificados para realizarem missões básicas, os seis Pilotos Remotos (RP), seis Remote Pilots (RP), seiSensor Operators (SO) e seis Mission Intelligence Coordinators (MIC) continuarão seu treinamento na Califórnia (Estados Unidos) e em Waddington (Reino Unido), junto com a RAF. Bélgica e Reino Unido fecharam um acordo para colaboração em treinamento e logística em abril de 2023.
Já na base aérea de Florennes, da Força Aérea da Bélgica (BAF) está sendo preparada a chegada dos MQ-9B SkyGuardian. Esta aeronave pilotada remotamente de última geração será um recurso importante para reconhecimento, vigilância e coleta de informações.
A segunda fase da formação, que decorrerá na Base Aérea de El Mirage, na Califórnia, terá como foco o trabalho da tripulação, nomeadamente durante os módulos específicos Inteligência, Vigilância, Reconhecimento (ISR) e Radar de Abertura Sintética (SAR). Esta fase também permitirá voos “ao vivo” com as aeronaves MQ-9B belgas, atualmente estacionados nesta base. A terceira fase, em Waddington (Reino Unido), focará nos aspectos táticos de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR).
O SkyGuardian é o primeiro sistema de voo pilotado remotamente projetado, construído e certificado de acordo com padrões rigorosos equivalentes aos de aeronaves pilotadas, permitindo-lhe voar no espaço aéreo civil.
Componente Aéreo da Bélgica dará as boas-vindas a este sistema ISR (Inteligência, Vigilância, Reconhecimento) General Atomics MQ-9B SkyGuardian em 2024. Serão quatro aeronaves, que irão operar no Esquadrão nº2, que se instalou na da Base Aérea de Florennes em março deste ano.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS