Bélgica intensifica o treinamento para as tripulações do MQ-9B. No dia 17 de junho, após vários meses de treinamento teórico na General Atomics (GA-ASI) em Dakota do Norte (Estados Unidos), as primeiras seis tripulações do futuro MQ-9B SkyGuardian da Força Aérea da Bélgica, concluíram com sucesso a primeira fase de seu treinamento.
Antes de serem totalmente qualificados para realizarem missões básicas, os seis Pilotos Remotos (RP), seis Remote Pilots (RP), seiSensor Operators (SO) e seis Mission Intelligence Coordinators (MIC) continuarão seu treinamento na Califórnia (Estados Unidos) e em Waddington (Reino Unido), junto com a RAF. Bélgica e Reino Unido fecharam um acordo para colaboração em treinamento e logística em abril de 2023.
Já na base aérea de Florennes, da Força Aérea da Bélgica (BAF) está sendo preparada a chegada dos MQ-9B SkyGuardian. Esta aeronave pilotada remotamente de última geração será um recurso importante para reconhecimento, vigilância e coleta de informações.
A segunda fase da formação, que decorrerá na Base Aérea de El Mirage, na Califórnia, terá como foco o trabalho da tripulação, nomeadamente durante os módulos específicos Inteligência, Vigilância, Reconhecimento (ISR) e Radar de Abertura Sintética (SAR). Esta fase também permitirá voos “ao vivo” com as aeronaves MQ-9B belgas, atualmente estacionados nesta base. A terceira fase, em Waddington (Reino Unido), focará nos aspectos táticos de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR).
O SkyGuardian é o primeiro sistema de voo pilotado remotamente projetado, construído e certificado de acordo com padrões rigorosos equivalentes aos de aeronaves pilotadas, permitindo-lhe voar no espaço aéreo civil.
Componente Aéreo da Bélgica dará as boas-vindas a este sistema ISR (Inteligência, Vigilância, Reconhecimento) General Atomics MQ-9B SkyGuardian em 2024. Serão quatro aeronaves, que irão operar no Esquadrão nº2, que se instalou na da Base Aérea de Florennes em março deste ano.
@CAS