Bélgica e Reino Unido fecham um MoU para a operação dos MQ-9B. Em 5 de abril de 2023, os governo da Bélgica e do Reino Unido assinaram um Memorando de Entendimento que irá permitir uma estreita colaboração futura em seus programas MQ-9B.
O Reino Unido e a Bélgica também estabeleceram o Programa Cooperativo Internacional (MICP) de MQ-9B. Formado em torno do MOU, o MICP fornece os processos e funcionalidades para cooperar em certificação, aeronavegabilidade, treinamento, sustentação e aprimoramentos de capacidade.
A Comunidade MICP compreende atualmente oito nações: Bélgica e o Reino Unido lideram com mais seis nações como observadoras: Canadá, Lituânia, Dinamarca, Noruega, Grécia e Alemanha. Espera-se que a associação ao MICP cresça à medida que várias nações com ideias semelhantes estão considerando a aquisição do MQ-9B.
O MQ-9B SkyGuardian (Designado Protector RG Mk1 no UK) é uma aeronave pilotada remotamente que fornecerá capacidade crítica de vigilância, ISR e de ataque. Equipado com um conjunto de equipamentos avançados e armas de ataque de precisão, ele será capaz de se posicionar contra potenciais adversários em todo o mundo. O SkyGuardian é o primeiro RPAS (Remotely Piloted Aircraft System) projetado, construído e certificado de acordo com padrões de precisão equivalentes aos de aeronaves tripuladas para permitir o voo no espaço aéreo civil. A chegada do SkyGuardian (Protector) representa, portanto, um importante passo à frente para a Defesa e seu Componente Aéreo, especialmente no campo de reconhecimento, vigilância e coleta de informações.
A Royal Air Force (RAF) irá operar os Protectors RG Mk1 junto ao No. 31 Squadron — ‘Goldstars’ e ao No. 13 Squadron — ‘The Stabbed Cats’, unidades sediadas na RAF Waddington. O Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD) assinou um contrato com a GA-ASI para aquisição de 16 Protetores RG Mk1 (MQ-9B). Em 2020, os três primeiros foram encomendados na chamada primeira fase da aquisição. Em julho de 2021, o MoD assinou e confirmou mais 13 Protectors fechando o lote de 16 unidades para a RAF. O Protector está programado para entrar em serviço em 2024 na RAF, inaugurando uma nova era em termos de operação de RPAS no Reino Unido.
Já o Componente Aéreo da Bélgica dará as boas-vindas a este sistema ISR (Inteligência, Vigilância, Reconhecimento) General Atomics MQ-9B SkyGuardian em 2024. O sistema será controlado remotamente por uma tripulação de três pessoas que operará a partir de uma estação de controle na base aérea de Florennes. Esta estação contém um cockpit para o piloto remoto, um operador de sensor e um Coordenador de Inteligência de Missão.
Para acomodar os quatro MQ-9B da Força Aérea da Bélgica e as duas estações de controle terrestre em um futuro próximo, várias obras de infraestrutura estão sendo realizadas em sua futura base em Florennes. Em 4 de julho de 2022, o projeto belga de infraestrutura MQ-9B foi iniciado. É composto por três partes: uma zona administrativa (escritórios, balneários, etc.), uma zona operacional e uma terceira zona de manutenção. Em 2024, o Componente Aéreo Belga receberá o RPAS MQ-9B SkyGuardian na Base Aérea de Florennes.
“Este acordo fortalece as boas relações entre as Forças Aéreas Belga e Britânica”, disse o Major General Dupont, Comandante do Componente Aéreo. “Além disso, é um passo importante na construção de uma parceria estratégica robusta que fortalecerá ainda mais nossa preparação e interoperabilidade em um contexto de defesa nacional e coletiva como parceiros da OTAN e na Europa”.
O Comodoro do ar Alex Hicks, da RAF disse: “Este acordo fortalece a estreita relação entre o Reino Unido e a Bélgica e reafirma nosso compromisso compartilhado com a unidade estratégica e a defesa da Europa e da OTAN”.
@CAS