Bélgica anuncia a desativação do seu 1º F-16AM. O Componente Aéreo Belga (anteriormente a Força Aérea da Bélgica) ira receber seus primeiros Lockheed Martin F-35A este ano. As primeiras aeronaves devem ser entregues em solo americano, na Luke AFB — Arizona para formação dos primeiros pilotos. Com isto, a Bélgica começou ase despedir dos F-16AM/BM, com a retirada do primeiro exemplar, o FA95.
A construção dos dois primeiros de 34 F-35A começaram em julho de 2022, devendo ser entregues até julho deste ano em Luke. Isso significa que a frota de F-16 começa seu processo gradual de desativação este ano, prevista para ser concluída até o final de 2028, quando o F-35 assumirá integralmente a defesa do país.
Assim, o Componente Aéreo Belga anunciou no dia de janeiro que os F-16 começam a ser desativados a partir de junho, com o primeiro sendo o F-16AM FA-95 (c/n 6H-95). Ele irá completar 8.000 horas de voo desde que foi entregue em 1985. No caso específico do FA95 ele poderá ser empregado pela indústria belga para testes de armas e equipamentos.
Em dezembro de 2021, o Ministro Ludivine Dedonder informou aos membros da Comissão de Defesa Nacional sobre o futuro da frota de F-16. Com a frota reduzida a pouco mais de 50 aeronaves e sob pressão, ele havia indicado que não tinha como vender os F-16. Por isto, a recusa em vender parte da frota a Romênia em 2016. A Jordânia também havia entrado em contato com a Bélgica para comprar peças, mas sem sucesso. Ao contrário da Dinamarca, Holanda e Noruega, a Bélgica não tem intenção de vender seus F-16 após sua retirada, pois terá estendido a vida útil de sua frota ao limite.
A Bélgica adquiriu os F-16A/B em dois lotes: o 1º com 116 unidades e o 2º com 44 F-16. Eles fazem parte de um lote de 348 F-16A/B, adquiridos em 7 de junho de 1975 no Paris Air Show, por quatro parceiros europeus, conhecidos como Grupo de Participação Europeia. Este foi dividido entre as Forças Aéreas de Participação Europeia (EPAF) como 116 para a Bélgica, 58 para a Dinamarca, 102 para a Holanda e 72 para a Noruega. Duas linhas de produção europeias, na Holanda na Schiphol-Oost (Fokker) e outra na Bélgica em Gosselies (SABCA), produziriam 184 e 164 unidades, respectivamente. Posteriormente outros lotes foram adquiridos, incluindo o segundo para a Belgican Air Force (BAF), de 44 unidades.
Em 2020, um F-16 holandês foi vendido para a Bélgica para servir como plataforma de treinamento, totalizando 161 unidades dos Blocos 1, 5, 10, 15 e MLU. A partir de 1997 os F-16 do EPAF passaram por Mid-Life Update ou MLU, um programa de modernização de meia-vida. Ao todo, 90 F-16A/B belgas foram modernizados. Os F-16 modernizados foram designados F-16AM/BM. Em 2008, 16 F-16 da BAF foram vendidos a Jordânia.
A F-16 Operational Conversion Unit (OCU), sediada em Kleine-Brogel e encarregada de treinar pilotos belgas com F-16BM, continuará existindo pelo menos até 2026. Kleine-Brogel (EBBL) também abriga hoje o 31 Sq e o 349 Sq equipados com os F-16AM/BM. As demais unidades de F-16AM/BM — 1 Sq e 350 Sq estão em Florennes (EBFS).
@CAS