

Belarus recebe seus novos Sukhoi Su-30SM2. Em 27 de maio de 2025, o Ministério da Defesa de Belarus anunciou a chegada de um novo lote de caças Su-30SM2.
A entrega, confirmada pelo Major-General Andrei Lukyanovich, Comandante da Força Aérea e das Forças de Defesa Aérea, marca um passo significativo nos esforços contínuos da Bielorrússia para modernizar suas capacidades aéreas.
Em declarações à mídia estatal de Belarus, Lukyanovich descreveu os jatos como “os mais recentes caças Su-30SM2 altamente manobráveis e multifuncionais”. Não foi informado quantas aeronaves chegaram neste lote. Esta aquisição, parte de um acordo mais amplo de cooperação técnico-militar com a Rússia, que também incluiu a entrega helicópteros russos Mi-35M no final de maio.

O histórico de aquisição da série Su-30SM por Belarus reflete o seu alinhamento estratégico com a Rússia e sua necessidade de manter uma força aérea confiável em uma região volátil. Em 2017, a Bielorrússia assinou um contrato com a United Aircraft Corporation (UAC) para 12 jatos Su-30SM, com entregas inicialmente previstas para 2020.
Atrasos, atribuídos a desafios de produção e restrições financeiras, atrasaram o processo, mas os primeiros jatos chegaram em novembro 2019, estacionados na 61ª Base Aérea de Caça em Baranovichi. O Su-30SM foi escolhido por sua versatilidade, capaz de engajar alvos aéreos, conduzir ataques terrestres e realizar missões de reconhecimento. Em novembro de 2020, mais quatro aeronaves foram entregues, elevando o total para oito. É provável que os últimos quatro do lote original tenham sido entregues em 27 de maio, sendo estes atualizados para a versão M2. Havia uma pretensão em 2020 de elevar a frota para 16 aeronaves, algo não confirmado.

O Su-30SM2 atualizado, apresenta melhorias derivadas da experiência da Rússia no conflito na Ucrânia, incluindo sistemas de radar aprimorados e compatibilidade com munições guiadas de precisão.
Além do Su-30SM e do Su-30SM2, o MiG-29 continua sendo a espinha dorsal da frota de caças da Belarus, embora sua idade e seu limitado potencial de modernização tenham motivado a mudança para plataformas mais novas. O Yak-130, principalmente um avião de treinamento, acrescenta flexibilidade, mas carece das capacidades de combate de caças dedicados. Essa combinação de aeronaves reflete a tentativa da Belarus de equilibrar custo, capacidade e dependência do apoio militar russo.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS