Beech Baron brasileiro incorporado pela Força Aérea Peruana. A Força Aérea Peruana (FAP) incorporou recentemente um bimotor Beechcraft Baron 58 brasileiro apreendido em uma operação contra o narcotráfico. A aeronave, matrícula brasileira PR-OMS, foi detida em agosto de 2021, durante uma operação do Ministério da Segurança e da Armada do Peru, na cidade de Loreto, nordeste do país.
Em 27 de abril ocorreu o ato de transferência do bimotor, amparado pelo Programa Nacional de Bens Apreendidos, cujo objetivo é fortalecer as capacidades da Força Aérea Peruana. A cerimônia foi realizada no no Hangar nº 2 do Serviço de Manutenção (SEMAN) da Base Aérea de Las Palmas, e contou com a presença do Ministro da Defesa da República do Peru, Contra-Almirante José Luis Gavidia Arrascue, juntamente com seu homólogo do Ministério da Segurança, Dr. Félix Chero Medina e do Comandante da FAP, General da Aeronáutica Alfonso Javier Artadi Saletti.
O PR-OMS foi apreendido em 04 de agosto de 2021, enquanto era carregado com cerca de 400 kg de drogas em uma pista clandestina de 1.500 metros, a cerca de 17 km a sudoeste da cidade de San Isidro, Província de Mariscal Ramón Castilla, Departamento de Loreto. Oficiais da Divisão de Manobras Contra o Tráfico Ilícito de Drogas (DIVMCTID) de Iquitos e da Marinha Peruana prenderam o bimotor antes da sua decolagem em direção ao Brasil.
Após passar por uma inspeção geral, inicialmente o Baron 58 será destinado à Escola de Aviação Civil da FAP (EDACI), onde será utilizado para a formação de pilotos de transporte. O Ministério da Defesa informou ainda que a aeronave também poderá ser utilizada em missões de busca e salvamento.
Fonte: FAP
@FFO