Bayraktar TB3 realiza primeira decolagem e pouso no navio TCG Anadolu da Marinha Turca. O drone militar Bayraktar TB3 decolou e pousou com sucesso do navio TCG Anadolu (L400) da Marinha da Turquia, se tornando o o primeiro veículo aéreo não tripulado a realizar este tipo de procedimento em um navio com pista curta. O teste foi realizado em 19 de novembro, de acordo com um comunicado da Baykar, fabricante da aeronave.
Antes de operar no navio, dois protótipos do Bayraktar TB3 – designados PT1 e PT2 – passaram por cinco meses de testes na rampa construída no Centro de Treinamento e Testes da Baykar, no distrito de Keşan, em Edirne. Após isso, ambos foram transferidos para o Comando do Aeroporto de Dalaman, a partir de onde o PT1 participou de testes com aproximações diurnas e noturnas (sem pousos) no navio TCG Anatólia.
Após concluir as avaliações em Dalaman, o PT2 foi embarcado no TCG Anadolu, navio aeródromo da Marinha Turca equipado com uma pista de aproximadamente 230 metros e rampa de decolagem com 12 graus de inclinação. Em mar aberto, no dia 19 de novembro, o Bayraktar TB3 PT2 decolou com sucesso para um voo de testes de 46 minutos sobre o Mar Egeu e Mediterrâneo, retornando para o Anadolu, onde pousou com sucesso, sem equipamentos de apoio externo.
“O Bayraktar TB3 se tornou o primeiro veículo aéreo não tripulado armado do mundo que pode decolar e pousar de navios com pistas curtas”, afirmou a Baykar. “Com esse teste, se abriram as portas para uma nova era na história da aviação e marítima”, disse a fabricante.
Desenvolvido a partir da versão convencional do Bayraktar TB2, a variante naval TB3 foi projetado para operações embarcadas em navios, por isso conta com alguns sistemas especiais como asas dobráveis e capacidade de operar em pistas curtas. Voou pela primeira vez em 27 de outubro de 2023.
Equipado com o motor TEI PD-170 de fabricação nacional, em 25 de junho deste ano, o TB3 atingiu 36.310 pés durante um Teste de Desempenho de Alta Altitude. Até hoje, o TB3 ultrapassou 800 horas de voos de testes, com a mais longa operação realizada em 20 de dezembro de 2023, quando permaneceu no ar por 32 horas e percorreu 5.700 km.
Com capacidade de comunicação BLOS (além da linha de visão), o que permitirá que seja operado a grandes distâncias. Com uma carga útil de até 280 kg, o Bayraktar TB3 voou pela primeira vez em 26 de março deste ano com o pod eletro-óptico ASELFLIR 500 de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento, produzido pela empresa turca Aselsan. Armado com munições inteligentes, o TB3 proporcionará um efeito multiplicador no poder de dissuasão da Turquia.
Atualmente, a Baykar é a maior produtora mundial de veículos aéreos não tripulados, tendo comercializado seus produtos – principalmente o Bayraktar TB2 e o Bayraktar AKINCI – com 35 países. Desde 2003, quando iniciou o desenvolvimento e produção de drones, a Baykar obteve 83% das suas receitas com exportações. Em 2023, a empresa exportou US$ 1,8 bilhões, se posicionando entre as 10 que mais exportam em todos os setores da indústria turca.
Fonte: Baykar
@FFO