Bayraktar TB2T-AI faz voo inaugural e fabricante apresenta novos pods EW. A Baykar Tech, fabricante turca de drones de combate (UCAV), recentemente apresentou uma nova versão do seu consagrado Bayraktar TB2, além de novos pods de guerra eletrônica (EW).
Designado como TB2T-AI, a nova versão do drone TB-2 está equipada com três novos computadores de Inteligência Artifical, novo motor e dispositivos aerodinâmicos nas asas (winglets) e aletas no estabilizador horizontal. O voo inaugural aconteceu em 22 de fevereiro, no Centro de Treinamento e Testes Akinci, localizado em Tekirdağ-Çorlu Atatürk, no oeste do país.
O novo design aerodinâmico, aliado ao novo motor mais potente, permitem um aumento no peso máximo de decolagem (MTOW), maior velocidade e autonomia, além do teto de serviço de até 30.000 pés. Essa altitude foi atingida no voo inaugural, 30 minutos após a decolagem.
Os três computadores de IA fornecem automação nas operações, incluindo decolagem, retorno e pouso totalmente autônomos. Sistemas de navegação visual referenciada ao terreno fornecem identificação autônoma das pistas de pouso.
A tecnologia de IA também auxilia na resistência das operações em ambientes desafiadores de guerra eletrônica. Esta capacidade foi um dos aprendizados da ampla utilização e perdas de TB-2 originais na Ucrânia, diante das poderosas capacidades de guerra eletrônica da Rússia, que afetaram profundamente as comunicações entre os drones e as estações de comando.
Novos pods EW
Paralelamente ao voo inaugural do TB2T-IA, a Baykar divulgou imagens dos recentes testes em voo dos novos pods de Guerra Eletrônica e Contramedidas Eletrônicas (EW/ESM) para equipar os Bayraktar. Desenvolvidos pela Aselsan, os três novos pods são designados Antidot 2-U, Antidot 2-U/S, Antidot 2-U LB/MB/HB.
Antidot 2-U
O Antidot 2-U atua como um bloqueador de autoproteção contra a defesa antiaérea, usando sistemas de ataque eletrônico para suprimir e enganar os radares inimigos. Pesando cerca de 454 kg, ele tem alta potência de saída, ampla frequência e cobertura de ângulo e pode ser instalado em drones táticos sem a necessidade de alterações, aumentando assim suas capacidades.
Antidot 2-U/S
Pesando cerca de 30 kg e corpo em formato trapezoidal, o pod Antidot 2-U/S é destinado para missões ELINT (Inteligência Eletrônica). Eles tem a função de identificar, classificar e registrar transmissões de radiofrequência inimigas, como sistemas de radar, sistemas de comunicação, estações de comando e controle e sistemas de mísseis antiaéreos. Os dados são enviados em tempo real para estações de solo.
Antidot 2-U LB/MB/HB
O Antidot 2-U LB/MB/HB (presumivelmente significando Low/Mid/High-Band) identifica ameaças inimigas – como defesas antiaéreas – e utiliza bloqueadores eletrônicos para sua autoproteção e de aeronaves próximas. Isto permite que outros drones ou aeronaves tripuladas avancem profundamente em um cenário contestado de guerra eletrônica e se aproximem de alvos sem serem detectados. Pesando apenas 11 kg, o mesmo drone pode transportar o Antidot 2-U LB/MB/HB junto com munições MAM-L.
Uso em campo de batalha
Nos primeiros meses da guerra da Ucrânia com a Rússia, os drones TB-2 tiveram sucesso em combate, antes de começarem a serm perdidos em grandes números. No entanto, os UCAV de bloqueio de radar e radiofrequência oferecem uma capacidade diferente, especialmente quando usados em grandes números contra os sistemas de defesa russos de médio, curto alcance como o Tor e o Pantsir. Além de proteger a si mesmo e outros ativos amigos, ele também ameaça a defesa aérea inimiga revelando sua localização para os Bayraktar TB2 armados com Antidot neutralizaram os radares.
Se o inimigo decidir manter seus radares desligados limtar seu uso, o pod EW restringe a defesa aérea terrestre utilizando o clássico SEAD/DEAD (Supressão/Destruição da Defesa Aérea Inimiga) abrindo corredores sem radar e permitindo ataques sincronizados. Essa t´tica foi utilizada pela Ucrânia nos ataques coordenados entre ADM-160 MALD e Storm Shadow/SCALP-EG franco-britânicos na Rússia em meados do final de 2023.
Não foi oficialmente mencionado se os pods Antidot também são compatíveis com outros UCAV como o Akinci ou o TB3. No entanto, um banner na exposição ADEX 2024 mostrou pods Antidot em versões conceituais dos UCAVs TB2, Aksungur e Akinci. Não são descartadas possibilidades dos pods serem montados no futuro Hurjet e nos helicópteros de ataque leve T129 ATAK e pesado T929 ATAK 2.
Embora os detalhes técnicos mais sutis dos pods Antidot não sejam conhecidos, pode-se supor que um dos seus recursos seja um sistema de banco de dados de memória para upload e download das frequências coletadas para análise.
@FFO