Bayraktar TB2 será produzido na Ucrânia. Recentemente, o Governo de Kiev aprovou um acordo bilateral para a construção de uma fábrica da empresa turca Bayraktar na Ucrânia e o enviou ao parlamento para ratificação. A Baykar já comprou terrenos na Ucrânia, desenvolveu o próprio projeto de usina de força e está pronto para levá-lo até o fim. O objetivo é fabricar em solo ucraniano o UCAV Bayraktar TB2.
“Este compromisso de iniciar a construção de uma fábrica na Ucrânia não é apenas político, mas também prático, pois uma parte significativa dos modelos que serão fabricados nesta fábrica terão componentes de produção ucraniana”, disse embaixador ucraniano na Turquia, Vasyl Bodnar.
Motores, rodas ou outras peças de reposição de fabricação ucraniana podem ser usados na produção desses drones, segundo o embaixador. “Apesar da guerra, nossas empresas continuam cumprindo suas obrigações”, disse ele, embora não como antes da guerra. Seu compromisso, disse Bodnar, “mostra quão responsáveis somos como parceiros”.
A empresa Baykar também disse anteriormente que estabelecerá centros conjuntos de treinamento e manutenção para UCAV na Ucrânia. O memorando foi um passo em direção à produção conjunta ucraniana-turca de drones, de acordo com um comunicado no site do presidente Volodymyr Zelenskyy no ano passado.
O TB2, que também foi usado nos conflitos na Síria, Iraque, Líbia, no Carabaque e agora na Ucrânia, está liderando o impulso para as exportações de defesa da Turquia. A Ucrânia comprou mais de 20 drones TB2 da Baykar nos últimos anos e encomendou outros 16 em 27 de janeiro. Esse lote foi entregue no início de março. O TB2 ajudou a destruir sistemas de artilharia russos e veículos blindados no conflito que já passa de 175 dias.
@CAS