Bayraktar TB2 para Bangladesh. Bangladesh é o mais novo cliente do UCAV — Unmanned Combat Aerial Vehicle turco Bayraktar TB2. O Ministério da Defesa Anunciou que irá adquirir um lote do drone que tem sido um dos destaques do conflito Ucrânia — Rússia. O país será o 12º operador do TB2.
Em 2021, Mosud Mannan, enviado de Bangladesh na Turquia, disse à Agência Anadolu (AA) que seu país estava considerando comprar drones turcos. O país do sul da Ásia comprou anteriormente veículos de proteção contra minas, sistemas multidimensionais de defesa e veículos blindados da Turquia como parte de um acordo bilateral de cooperação em defesa. Não foram divulgados quantos TB2 e nem quando serão entregues. Mas a Baykar costura ser rápida em suas entregas e, é provável, que os drones sejam entregues até 2024.
Turquia e Bangladesh são parceiros na organização D-8. Em abril de 2021, o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlüt Çavuşoğlu, entregou a presidência da Turquia do Conselho de Ministros das Relações Exteriores D-8 a Bangladesh.
A destruição da Ucrânia de sistemas de artilharia e veículos blindados russos com veículos aéreos de combate não tripulados (UCAVs) turcos Bayraktar TB2 tornou “o mundo inteiro” um cliente deste UCAV, disse a empresa. O Baykar Bayraktar TB2 é um UCAV tipo MALE (Medium-Altitude Long-Endurance). O TB2, que tem uma envergadura de 12 metros (40 pés) e pode subir a 25.000 pés antes de atacar tanques e artilharia com bombas perfurantes guiadas a laser, ajudou a minar a esmagadora superioridade militar da Rússia.
O TB2 tem sido um fator tão decisivo nos conflitos na Síria, Iraque, Líbia, Karabakh e agora na Ucrânia que lidera o impulso global de exportação de defesa da Turquia. O presidente Recep Tayyip Erdoğan diz que a demanda internacional é enorme para os drones TB2 e o Akıncı mais recente. Bayraktar disse que Baykar pode produzir 200 drones TB2 por ano.
@CAS