Baykar realiza primeiro teste de motor do novo UCAV Kizilelma. A fabricante de aeronaves turca Baytar realizou com sucesso, neste sábado (17/09), o primeiro teste de motor da sua Aeronave de Combate Não Tripulada (UCAV) Bayraktar Kizilelma. O teste foi conduzido pessoalmente pelo Presidente e Líder de Tecnologia da empresa, Selçuk Bayraktar, na área de testes do Centro Nacional de Tecnologia Özdemir Bayraktar.
O monomotor Kizilelma poderá alcançar velocidades próximas de 800 km/h, altitude máxima de 10.500 metros (35 mil pés), autonomia de cinco horas de voo e um raio de ação de 900 quilômetros. O drone terá um peso máximo de decolagem de 5.550 kg, incluindo cerca de 1.500 kg de carga útil (armamentos e sensores).
O Kizilelma foi desenvolvido para operações de pouso e decolagem de pistas curtas, incluindo as que equipam os navios de ataque anfíbio, como o TCG Anadolu da Marinha da Turquia.
Ao contrário dos UCAV até então desenvolvidos pela Baykar, o Kizilelma será um caça não tripulado capaz de realizar missões de combate aéreo como os aviões tripulados. Segundo o fabricante, a capacidade de executar manobras agressivas, grande consciência situacional fornecida pelo moderno radar AESA integrado, aliados ao seu design furtivo de baixa assinatura para os radares inimigos, em conjunto com uma gama de armamentos nacionais, fará do novo caça não tripulado um grande multiplicador de potência.
Através da Baykar, a Turquia se tornou um dos poucos países que dominam amplamente o desenvolvimento de veículos aéreos de combate não tripulados. A empresa produz o drone de sucesso Bayraktar, amplamente utilizado com sucesso em combates na guerra da Ucrânia, além do mais recente Akinci, entre outros. O voo inaugural do Kizilelma está previsto para ocorrer em 2023.
@FFO