Baykar entrega os primeiros UCAV Akinci à Força Aérea Turca. No dia 29 de agosto a empresa turca Baykar Defense entregou o drone mais avançado e sofisticado já construído pelo país até hoje, o Bayrakar Akinci – o segundo veículo aéreo de combate não tripulado (UCAV – Unmanned Combat Aerial Vehicle) de longo curso a ser empregado pelas forças de segurança da Turquia. Vale lembrar que a Turquia já emprega outro UCAV, o Bayraktar TB2, desde 2016.
O UCAV Akinci entrou no inventário das forças de segurança turcas em uma cerimônia realizada na província de Tekirdağ, no noroeste de país, com a presença do Presidente Recep Tayyip Erdoğan, do Diretor de Tecnologia (CTO) da Baykar, Selçuk Bayraktar e de diversas outras autoridades. Discursando na cerimônia, Erdoğan disse que Akıncı coloca a Turquia entre os três países mais avançados nessa tecnologia.
A aeronave – cujos projetos, software, aviônica e mecânica pertencem à Baykar – é mais avançada do que o Bayraktar TB2, que foi vendido para países como Ucrânia, Catar, Azerbaijão e Polônia. Em maio, a Polônia se tornou o primeiro Estado membro da União Europeia e da OTAN a adquirir drones da Turquia. A Arábia Saudita, Letônia e Albânia também estão interessada em comprar drones turcos como o TB2.
Erdoğan disse que muitos outros acordos de exportação foram feitos, acrescentando que novos acordos estão em andamento. “Muitos outros países estão esperando na fila por nossos UCAVs , observou ele. O Diretor de Tecnologia da Baykar, Selçuk Bayraktar, disse que há acordos com 10 países para a a venda Bayraktar TB2.
O Akıncı é maior e mais capaz que o Bayraktar TB2 e foi construído para executar tarefas estratégicas. Ele deverá ter seu próprio mercado, em especial para países que buscam um vetor capaz de prover não só capacidade de vigilância, mas de ataque. A Baykar informou que o Akıncı pode atacar alvos tanto no ar quanto no solo. Ele também poderá operar ao lado de jatos de combate como um ala leal. Ele voar mais alto e permanece no ar por mais tempo que qualquer um dos atuais drones turcos.
O UCAV Akinci fez seu primeiro voo em 6 de dezembro de 2019, fazendo seu primeiro teste de fogo no final de abril de 2021, usando as mais recentes munições inteligentes construídas pela Roketsan. Seu peso de decolagem é de 6 toneladas e nos testes já mostrou que pode operar a 38 mil pés e permanecer no ar por 25 horas, claro dependendo da configuração, com um alcance de até 7,5 mil quilômetros. É uma aeronave de grande porte. Tem 12 m de comprimento por 20 m de envergadura e 4,1 m de altura, sendo um bimotor a hélice.
O Akıncı carregará vários armamentos, incluindo uma variedade de mísseis como o Smart Micro Munitions (MAM-L) desenvolvido pela Roketsan. Ele será equipado com o radar de varredura eletrônica ativa (AESA) e mísseis ar-ar Gökdoğan (Merlin) e Bozdoğan (Peregrine), também produzidos localmente.
Também será capaz de lançar vários outros tipos de munições feitas localmente, como o Míssil Stand-Off (SOM) construído pela Roketsan, um míssil de cruzeiro ar-superfície de longo alcance que pode atingir alvos de até 150 milhas (240 quilômetros) de distância.
Akinci, até ser entregue, fez mais de 875 surtidas de teste e treinamento, atingiu os alvos com total precisão no teste de tiro em 5 de julho de 2021 com as munições de ogiva MAM-C, MAM-L e MAM-T da Roketsan.
@CAS