Baykar e Ivchenko definem o motor do loyal wingman MIUS. A empresa turca Baykar assinou um contrato com a empresa ucraniana Ivchenko-Progress, para fornecer os motores para o seu projeto Combat Unmanned Aircraft System denominado MIUS, que em turco significa National Unmanned Aircraft System ou Sistema Nacional de Aeronaves Não Tripuladas.
A informação foi divulgada na sexta-feira, dia 12 de novembro. O acordo foi assinado entre as partes na SAHA EXPO Defense and Aviation Hybrid Fair em Istambul. Pelo acordo, a Ivchenko-Progress fornecerá o motor Turbofan AI-322F para a MIUS. O projeto do Baykar MUIS prevê uma carga útil de até 1,5 toneladas. O veículo aéreo não tripulado será capaz de operar em conjunto com aeronaves tripuladas como um ala leal (loyal wingman), podendo transportar mísseis ar-ar.
Haluk Bayraktar, CEO da Baykar, disse que a Ucrânia e a Turquia são dois parceiros estratégicos, e que um exemplo disto é o Akıncı Unmanned Aerial Vehicle (UAV) que é movido pelo motor AI-450 da Ivchenko Progress.
“Com o novo contrato, vamos instalar o motor AI-322F, produzido em conjunto pela Ivchenko Progress e a Motor Sich, em nossos caças não tripulados. Espero que este acordo promova a cooperação estratégica entre os dois países”.
A Baykar também informou que o acordo de especificação técnica do motor turboélice da Motor Sich modelo MS500 para Bayraktar Akıncı, também foi assinado na feira. Com isto foi criada uma alternativa de motorização para o UAV Akıncı. O MS500 é um motor tecnologicamente mais avançado que o AI-450, Bayraktar e deverá voar com o Akıncı no próximo ano.
Nos próximos 10 anos, a Ucrânia deverá exportar mais de 500 motores para Baykar, em um negócio avaliado em mais de US$ 600 milhões. Espera-se que o MIUS faça seu voo inaugural em 2023.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS