Basler entregou dois “novos” BT-67 para um operador desconhecido. A empresa Basler Turbo Conversions, sediada em Oshkosh, no Wisconsin (EUA), é especializada na conversão e modernização de antigas células de Douglas C-47/DC-3 Dakota em modernos Basler BT-67. No mês passado a empresa entregou duas novas aeronaves.
No dia 23 de janeiro, os dois novos BT-67 deixaram o Aeroporto de Oshkosh e voaram juntos em formação até Tullahoma, no Tenesee. Matriculados N1350A (número de construção Basler 68) e N941AT (c/n 69) eles chamaram a atenção por ostentarem uma discreta pintura cinza e nenhuma marcação externa. Uma consulta ao site da FAA mostra que ambos ainda estão em nome da Basler Turbo Conversions.
Entretanto, pesquisadores sugerem que ambas aeronaves possam estar envolvidas com alguma operação classificada do governo americano, em particular com a agência de investigação dos Estados Unidos (CIA). De acordo com o site AGN, em Cordova, no Tennessee (destinos das aeronaves), existe uma empresa chamada Stevens Express Leasing Inc, que é proprietária do BT-67 (N845S), o qual se acredita ser usado para atividades secretas da CIA ou do Departamento de Estado, juntamente com outras aeronaves do mesmo modelo, incluindo o N707BA, N1350A e N272ZZ.
Vidas Operacionais
O N1350A foi entregue em abril de 1945 para a USAAF como um TC-47B-30-DK e matrícula militar 44-76700 (c/n16285/33032). Em novembro de 1962 foi vendido para a companhia aérea espanhola Ibéria (matrícula EC-ASH), que o repassou para a Força Aérea Espanhola (T.3-63). Em outubro de 1981 foi vendido para a americana Kerns Aircraft Electronics e rematriculado N1350A. Seus próximos proprietários foram a Professional Flyers, a Baron Aviation Services e, finalmente, a Basler Turbo Conversions.
O N941AT, por sua vez, é um verdadeiro veterano da Segunda Guerra Mundial. Foi entregue para USAAF como 42-93040 (MSN 12907 ) em 31 de março de 1944 e inicialmente designado para o 434º Grupo de Transporte de Tropas de Aldermaston. Entre os dias 06 e 07 de junho de 1944, ele participou das operações “Keokuk” e “Galveston”, quando rebocou um planador transportando homens e materiais para a 101ª Divisão Aerotransportada até uma zona de pouso em Hiesville, na Normandia, França.
Com o fim da guerra, foi vendido para a Pioneer Airlines (NC54366) que o transferiu em 1º de março de 1952 para a USAF convertido em um C-117C. Em 1967 foi vendido para o Controle de Mosquitos de Nova Orleans. Em 1995 foi adquirido pela Air Tejas (N941AT) que o utilizou em voos cargueiros até ser desativado e armazenado no Aeroporto Municipal de Gainesville, no Texas, até ser finalmente comprado pela Basler (Fonte: Scramble).
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