Base da ANG no Arkansas sediará os F-35 de Cingapura. A Base Aérea da Guarda Nacional (ANGB) de Ebbing em Fort Smith – Arkansas foi escolhida oficialmente no dia 4 de junho pelo Ministério da Defesa de Cingapura (MINDEF – Singapore Ministry of Defence) como local preferencial para o destacamento de treinamento dos Lockheed Martin F-35B Lightning II da Força Aérea da República de Cingapura (RSAF – Republic of Singapore Air Force). A previsão de entrega dos primeiros F-35B é para 2026.
A escolha é parte de um acordo com o Departamento de Defesa dos EUA (DoD – US Department of Defense), onde além dos F-35 a RSAF, também realocará seus 12 Lockheed Martin F-16C/D pertencentes ao destacamento do 425th Fighter Squadron – Black Widows, atualmente sediados na Luke AFB (AZ) para Fort Smith. A unidade opera nos Estados Unidos desde 1992 sediada em Luke. Com isto, a RSAF vai maximizar não só o treinamento integrado dos F-16 e F-35, mas questões de logística e custos operacionais. A ANGB de Ebbing é o lar da 188th Wing da USAF.
O novo centro de treinamento terá capacidade para abrigar até 36 caças. Atualmente RSAF possui uma encomenda de quatro F-35B, com mais oito unidades em opção. Em janeiro de 2020, o governo dos EUA aprovou a aquisição por parte de Cingapura de quatro F-35B + oito opções, bem como 13 motores, sistemas de guerra eletrônica e serviços de suporte, apoio e logística relacionados em um pacote avaliado em US$ 2,75 bilhão.
@CAS