Base Aérea de Recife será desativada após 83 anos. A Base Aérea de Recife (BARF), em Pernambuco, será oficialmente desativada no próximo dia 24 de julho. A Portaria do Comando da Aeronáutica (COMAER) que determina o encerramento da BARF já foi publicada no Diário Oficial da União.
A data escolhida para a desativação é simbólica, pois marca o aniversário de 83 anos da Base Aérea de Recife, criada com o objetivo de proteção do País em um momento de preocupação quanto ao rumo da expansão da 2ª Guerra Mundial.
Entre os principais motivos para a decisão de encerramento são a significativa redução nas atividades desenvolvidas na Base Aérea do Recife, a redução de custos e a otimização da utilização dos meios pela FAB.
“Em virtude de não mais haver Unidades Aéreas sediadas, a vocação dessa nobre OM (organização militar) voltou-se para a Segurança e Defesa (SEGDEF), assim como apoio eventual a aeronaves militares em em trânsito por Recife”, informou o COMAER.
“Sendo assim, (…) decidiu-se pela desativação da BARF, visto que suas atividades, sob o prisma da economicidade e eficiência administrativa, podem ser adjudicadas a outras OM (organizações militares) .locais, com plena capacidade de absorvê-las”, acrescenta.
A infraestrutura que atualmente abriga a BARF será repassada para o Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), o Segundo Comando Regional (II COMAR) e para o Grupamento de Apoio de Recife (GAP-RF).
@FFO