Base Aérea de Natal sedia Exercício COMAO Flight 2024 em preparação para a CRUZEX 2024. A Base Aérea de Natal (BANT), no Rio Grande do Norte, sedia desde 09 de outubro o Exercício COMAO Flight 2024, com objetivo de aumentar a interoperabilidade entre as diversas unidades participantes. Esta edição também serve como preparação para o Exercício CRUZEX 2024, previsto para começar em 03 de novembro na BANT.
O COMAO (Composite Air Operations), conhecido como Missão Aérea Composta na doutrina da Força Aérea Brasileira (FAB), simula um cenário de conflito realista, onde aeronaves envolvidas atuam de forma coordenada para garantir a superioridade aérea.
O COMAO 2024 ainda tem como objetivo a formação e manutenção de Mission Commanders (MC), Líderes Táticos (LT) e Air Defense Package Leaders (ADPL), além da consolidação de táticas e procedimentos operacionais em cenários complexos de combate aéreo.
Unidades participantes
Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) – Esquadrão Jaguar
Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GavCa) – Esquadrão Jambock
Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV) – Esquadrão Pampa
Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV) – Esquadrão Guardião
Primeiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (1º/10º GAV) – Esquadrão Poker
Terceiro Esquadrão do Décimo Grupo de Aviação (3º/10º GAV) – Esquadrão Centauro
Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo
Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus
Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV)- Esquadrão Falcão
Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III)
Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER)
Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Natal (DTCEA-NT)
O Chefe da Divisão de Preparo Operacional do Comando de Preparo (COMPREP) e Diretor do Exercício, Coronel Aviador Ricardo Bevilaqua Mendes, destacou que um dos focos principais é a consolidação do uso da aeronave F-39 Gripen, peça-chave nas missões de Defesa Aérea. “O F-39 é fundamental para o Comando de Aeronáutica e é essencial garantir que ele esteja completamente operacional durante a CRUZEX”, afirmou.
Durante o briefing inicial, realizado em 14/10, foram repassadas recomendações cruciais para garantir a eficiência e segurança das operações. O Comandante da Base Aérea de Natal, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende, reforçou a importância de testar e ajustar os sistemas e estruturas nos próximos dias. “A ideia é que, além de se instalarem aqui na Base Aérea de Natal, possam testar todos os sistemas e atender às necessidades das unidades aéreas, para que possam operar com segurança e conforto”, ressaltou o Oficial-General.
Dinâmica
Durante o exercício, tripulações de caças, aeronaves de transporte, asas rotativas e unidades de inteligência, vigilância e reconhecimento participarão de missões coordenadas, simulando operações aéreas de grande escala. O planejamento detalhado e a coordenação dos voos são essenciais para garantir a segurança e o sucesso das operações.
O COMAO 2024 se estenderá até o final de outubro, preparando os militares para missões combinadas e aprimorando táticas, técnicas e procedimentos operacionais em um cenário complexo, envolvendo múltiplos perfis e doutrinas.
Fonte: FAB
@FFO