Base Aérea de Campo Grande tem novo Comandante. Em 05 de abril, foi realizada a cerimônia militar de passagem de Comando da Base Aérea de Campo Grande (BACG). O ato solene foi presidido pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida, e contou com a presença do Governador do Estado do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, além de outras autoridades civis e militares. Durante a cerimônia, o Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri assumiu o Comando da BACG substituindo o Brigadeiro do Ar Clauco Fernando Vieira Rossetto.
O Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Luiz Cláudio Macedo Santos, destacou o excelente trabalho realizado pelo Comandante substituído. “Sem dúvida, muitos foram os desafios desde o início dessa caminhada, ainda com a sombra de uma pandemia, que mudou hábitos, privou-nos do convívio interpessoal, ceifou vidas e demonstrou que somos muito pequenos frente ao desconhecido. Em contrapartida, mediante seus destacados predicados de liderança e vasta experiência nas áreas operacional e administrativa, grandes foram as suas realizações junto a seus subordinados”, disse.
Durante seu discurso de despedida, o Brigadeiro do Ar Rossetto ressaltou a importância da Base Aérea de Campo Grande para a Força Aérea Brasileira (FAB), destacando o empenho de todos os seus militares subordinados. Ele também agradeceu a todos que o apoiaram durante seu comando e desejou sucesso ao novo Comandante. “Fui feliz e as realizações profissionais e pessoais que todos os senhores e senhoras me proporcionaram e testemunharam foram fruto de muito trabalho conjunto”, declarou.
No mesmo dia, ocorreu a cerimônia militar de descerramento da foto do Brigadeiro do Ar Rossetto na Galeria de Ex-Comandantes.
Novo Comandante
O Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri é natural da cidade de São Caetano do Sul (SP) e ingressou nas fileiras da FAB em 1º de fevereiro de 1988, sendo promovido ao atual posto em 31/03/2023. Com mais de três décadas dedicadas à Força, já comandou diferentes Organizações, como 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) e a Base Aérea de Boa Vista (BABV). Atuou também como Adido de Defesa, Naval, de Exército e Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil na Suécia e possui cerca de 2.800 horas de voo, sendo 2.500 horas na Aviação de Caça.
Base Aérea de Campo Grande
A BACG, a Sentinela Alada do Pantanal, é uma Organização da FAB responsável pela região Centro-Oeste do país e possui seus primórdios em 1932, quando o então Ministério da Guerra do Brasil (atual Ministério da Defesa) concluiu que era necessário criar um Núcleo de Destacamento de Aviação na cidade de Campo Grande com o objetivo de apoiar as aeronaves que transitavam pela região. Atualmente, sua estrutura organizacional é ampla e conta com diversas unidades, como o Primeiro do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV – Esquadrão Onça), o Segundo do Décimo Grupo de Aviação (2º/10º GAV – Esquadrão Pelicano), o Terceiro do Terceiro Grupo de Aviação (3º/3º GAV – Esquadrão Flecha) e o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS), mais conhecido como PARA-SAR.
Fonte: FAB
@FFO