• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

BANT recebeu o terceiro simulador de C-95M Bandeirante

24 de julho de 2025
Nova geração do simulador C-95M é entregue pelo CCA-SJ. Fotos: FAB.
BANT recebeu o terceiro simulador de C-95M Bandeirante. Fotos: FAB.

BANT recebeu o terceiro simulador de C-95M Bandeirante. A Diretoria de Tecnologia da Informação da Aeronáutica (DTI) realizou na primeira semana de julho, a entrega na Base Aérea de Natal (BANT) do terceiro simulador de voo de nova geração do C-95M Bandeirante. O fato reforça o compromisso do Comando-Geral de Apoio (COMGAP) com a capacitação operacional, a inovação tecnológica e a autossuficiência da Força Aérea Brasileira (FAB).

O simulador é uma ferramenta essencial para o treinamento de pilotos em procedimentos normais e de emergência, além do voo inicial, contribuindo diretamente para a redução de riscos, o aumento da segurança operacional e a economia de recursos públicos.

A Subdivisão de Simulação do Centro de Computação da Aeronáutica de São José dos Campos (CCA-SJ) é responsável pelo projeto do simulador de voo do C-95M de nova geração.

A implementação deste novo simulador possibilitará a expansão da instrução aérea em diversos campos como, por exemplo, o treinamento da doutrina de cabine e gerenciamento de procedimentos de emergência e demais anormalidades e para readaptação de tripulantes dos Esquadrões Operacionais do Comando de Preparo (COMPREP).

Evolução tecnológica contínua

Foto 3: instrução no simulador do C-95MOs simuladores de voo exercem papel estratégico na formação de tripulações, ao proporcionar uma experiência imersiva em ambiente virtual. Essa tecnologia permite a aplicação prática de conhecimentos teóricos e o desenvolvimento de habilidades técnicas, fundamentais para o gerenciamento de recursos em voo, com impacto direto na eficiência e na segurança das operações aéreas.

Em 2018 o CCA-SJ entregou o primeiro simulador de voo de de C-95. Entre 2019 e 2022, foram entregues três unidades do simulador T-27M, sendo uma com painel analógico e outras duas com sistemas modernizados, acompanhando a evolução tecnológica da própria aeronave.

Com base nessa experiência acumulada, em 2023 teve início o desenvolvimento de uma nova geração do simulador C-95M, com arquitetura mais robusta, alto grau de fidelidade e novos recursos técnicos. A segunda unidade, entregue em 2024, já incorporava melhorias significativas, como control loaders mais precisos, aviônicos atualizados, acabamento físico superior, remodelação completa do software e novas funcionalidades, incluindo o acionamento do trem de pouso por emergência.

Nova geração de simuladores com tecnologia web

A terceira unidade, entregue em 2025, substitui a versão pioneira de 2018, superando limitações técnicas e operacionais. Ela representa um salto qualitativo, com a adoção do AirCCAStudio — plataforma desenvolvida pelo CCA-SJ com base em tecnologias web como Django, HTML, CSS e JavaScript.

A substituição do antigo sistema pela nova solução proporcionou maior flexibilidade de customização, independência de hardware e melhor integração entre os módulos do simulador. A tecnologia também permitiu a padronização e migração do software de panes (IOS) para a mesma arquitetura, viabilizando sua operação via tablets, o que oferece mobilidade e praticidade aos instrutores.

As telas físicas dos aviônicos foram substituídas por tablets de alta resolução, eliminando limitações de visibilidade entre os assentos dos pilotos e aprimorando a experiência visual da simulação. Outra melhoria importante foi a atualização do sistema de simulação virtual X-Plane, que passou da versão 11 para a 12, ampliando o realismo gráfico, a estabilidade e o leque de cenários e procedimentos simulados.

Autossuficiência e missão institucional

Foto 4: equipe de apoio do GLOG da BANT

O projeto foi desenvolvido integralmente por militares da FAB, demonstrando a capacidade da Instituição em gerar soluções estratégicas, inovadoras e sustentáveis com recursos próprios. A instalação da nova unidade foi realizada pela equipe do CCA-SJ, entre os dias 13 e 27 de julho, comprovando o alto nível técnico dos profissionais envolvidos.

O Comandante do Grupo Logístico da Base Aérea de Natal (GLOG-NT), Coronel Aviador André Fernando de Albuquerque Bergo, ressaltou a importância do equipamento: “Receber essa versão atualizada do simulador C-95, que substitui a primeira unidade com melhorias significativas de construção e software, é um marco no aprimoramento da formação operacional dos aviadores”.

Um dos futuros operadores da nova unidade, o Aspirante-Aviador Gabriel Figueiredo Chades de Carvalho, do Primeiro Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (1º/5º GAV) – Esquadrão Rumba – , também compartilhou sua experiência: “Já utilizei as duas versões do simulador. A anterior cumpria sua função, mas a nova introduz aviônicos aperfeiçoados e aproxima ainda mais a experiência do voo real. Com essa atualização, damos mais um passo em direção a um treinamento cada vez mais eficiente e realista”.

O novo simulador passa a atender todas as unidades da FAB que operam a aeronave C-95M Bandeirante, substituindo integralmente a primeira unidade entregue. Com avanços estruturais e de software, o equipamento eleva o grau de fidelidade da simulação, elemento essencial para a formação dos estagiários dos Cursos de Especialização Operacional da Aviação de Transporte (CEO-TR) e de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (CEO-IVR), conduzidos pelo Esquadrão Rumba.

Além da formação inicial, o simulador também será utilizado nos Programas de Manutenção Operacional (PMOp), permitindo treinamentos periódicos com economia, segurança e alta eficácia, sem a necessidade de empregar aeronaves reais.

A entrega da nova unidade do simulador C-95M representa mais um avanço na consolidação da autossuficiência tecnológica da FAB e no fortalecimento da formação de seus pilotos. Nesse processo, o Sistema de Tecnologia da Informação da Aeronáutica, por meio do CCA-SJ, cumpre papel estratégico no planejamento, desenvolvimento e execução de soluções voltadas à excelência operacional.

De acordo com o Chefe do CCA-SJ, Coronel Aviador Rodrigo Araújo Freire, a expectativa é que, somente em 2025, sejam registradas cerca de 500 horas de voo simulado com o novo equipamento. “Com segurança, realismo, inovação e economia, buscamos otimizar recursos e desenvolver soluções próprias que assegurem a continuidade da missão da Força Aérea: manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria”, destacou.

Fonte: FAB

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login