Bangladesh estaria considerando comprar caças chineses J-10C. A Força Aérea de Bangladesh (BAF) estaria analisando adquirir até 16 caças de fabricação chinesa Chengdu J-10C. A informação está sendo divulgada pela mídia local citando como fonte o Marechal do Ar Shaikh Abdul Hannan, Comandante da BAF.
Os J-10C seriam adquiridos para substituir os envelhecidos caças J-7MB, também de origem chinesa, e que compõem três Esquadrões J-7 da primeira linha de caça de Bangladesh, ao lado de um Esquadrão de MiG-29A/UB.
A BAF opera duas versões do J-7, incluindo os mais antigos e menos avançados J-7MB e os mais recentes J-7BG/BGI, comprados em meados da década de 2010 e equipados com aviônicos e sistemas de missão mais modernos que a versão anterior. A decisão favorável ao J-10C pelo Alto Comando da BAF teria influência do vizinho Paquistão que opera uma frota de 36 desses desses caças chineses.
Bangladesh vive um momento conturbado depois que um fortes protestos sociais forçaram a derrubada do governo em julho deste ano. Como o atual governo interino está mais alinhado com os Estados Unidos, espera-se que a decisão dos militares da BAF de optar por aviões chineses possa causar mais um desgaste entre poderes.
O J-10C está entre os três principais caças da Força Aérea Chinesa, ao lado do J-20 de quinta geração e o J-16 de “geração 4+”. Embora mais leve e de menor alcance que essas outras duas aeronaves, o monomotor J-10C é equipado com os mais modernos sistemas embarcados e armamentos, que o torna um importante vetor de superioridade aérea para os chineses e seus aliados.
@FFO