

Bangladesh é o novo cliente do T129 ATAK da TAI. Segundo a imprensa de Bangladesh, o país pode ter se tornado na virada do ano, o novo cliente do helicóptero de ataque leve T129 ATAK da TAI, com um pedido de seis unidades.
Depois da Nigéria, das Filipinas e da Somália, Bangladesh poderá ser o quarto cliente de exportação do helicóptero de ataque T129 ATAK. O site de notícias de defesa Bangladesh Military Focus informou que oficiais da Força Aérea confirmaram a aquisição de seis helicópteros T129 ATAK por meio de um acordo G2G, após uma visita do Diretor de Testes de Voo da TAI, Arif Ateş.
A adição do T129 ATAK ao inventário da Força Aérea de Bangladesh representaria um salto significativo ofensivamente, visto que os helicópteros de combate disponíveis até então consistiam apenas em helicópteros utilitários russos Mi-17 equipados com foguetes não guiados ou metralhadoras acopladas em suportes laterais.
O T129 ATAK é um helicóptero de ataque dedicado, oferece armamentos e sensores mais sofisticados, como mísseis guiados, um canhão rotativo de 20 mm com capacidade de direcionamento e um sistema eletro-óptico/infravermelho com gimbal.
O T129 ATAK, baseado no helicóptero de ataque leve italiano A129 Mangusta, possui dois motores turboeixo CTS800 que fornecem uma potência de 2746 shp e um peso máximo de decolagem (MTOW) de cinco toneladas. A elevada relação potência/peso do T129 ATAK é importante, pois terá que operar no clima quente de Bangladesh, aumentando a potência necessária para o mesmo peso. O helicóptero utiliza um conjunto de aviônicos e sensores desenvolvidos pela ASELSAN, enquanto a maioria do armamento está sendo produzida pela ROKETSAN.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS