Bangladesh deverá comprar helicópteros ataque russos Mi-28NE. A Força Aérea de Bangladesh deverá adquirir oito helicópteros de ataque russos Mi-28NE Night Hunter, por um valor aproximado de US$ 478,5 milhões. A informação foi divulgada pela mídia regional, e teria sido publicada no Programa de Metas de Defesa 2030, do Ministério da Economia de Bangladesh.
Originalmente Bangladesh planejava comprar helicópteros de ataque norte-americanos Boeing AH-64E Apache, porém os estudos não avançaram. O anúncio da aquisição dos Mi-28NE, veio dias após uma delegação da Rússia visitar o país.
Além das negociações com a Força Aérea, a comitiva russa também visitou o Quartel-General do Exército, onde se reuniu com o Chefe do Estado-Maior (CGS) para discutir áreas de cooperação mútua. A Rússia está interessada em fornecer novos Mi-28NE ou Mi-35M para o Exército de Bangladesh, além de fornecer helicópteros adicionais Mi-171Sh ao país.
Fabricado pela JSC Rostvertol, uma empresa do grupo Russian Helicopters, o helicóptero de ataque Mi-28NE Night Hunter pode ser fortemente municiado com uma gama de armamentos que vão desde um canhão móvel automático de 30 mm, passando por mísseis antitanque guiados com um alcance de até 10 quilômetros, mísseis guiados ar-ar, foguetes não guiados, até pods laterais para canhões e bombas de até 500 kg.
O “Night Hunter” tem alta capacidade de sobrevivência em combate, uma vez que as pás do seu rotor principal são capazes de suportar o impactos de um projétil de 30 mm. Além disso, todas as suas janelas da cabine são blindadas e o cockpit é protegido por uma armadura de cerâmica.
Atualmente a espinha dorsal da frota de helicópteros da Força Aérea de Bangladesh está baseada em cerca de 20 unidades de Mi-8 e Mi-17, disponibilizados nas versões de transporte e armadas.
@FFO