

Bangladesh dá mais um passo para a aquisição de caças Eurofighter Typhoon. A Leonardo, representante do consórcio Eurofighter, e o governo de Bangladesh firmaram ontem (09/12), a assinatura de uma Carta de Intenções (LOI) envolvendo o futuro fornecimento de caças Typhoon para a Força Aérea de Bangladesh (BAF).
O documento foi assinado em cerimônia realizada no quartel-general da BAF, em Dhaka, com a presença do Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica, Marechal do Ar Hasan Mahmood Khan, do Embaixador da Itália em Bangladesh, Antonio Alessandro, e de outros representantes do governo de Bangladesh e da Itália.
Com 21% do consórcio Eurofighter, a Leonardo lidera este processo, indicando que possivelmente os Typhoon de Bangladesh serão montados na sua unidade de Turim, na Itália. No início deste ano, representantes da Força Aérea de Bangladesh visitaram a fábrica italiana, onde voaram em um Typhoon.

Embora o número exato de Typhoons envolvido no acordo seja definido somente após a assinatura do pedido, anúncios anteriores já indicavam a necessidade da BAF com um número entre 10 e 16 aeronaves. Os novos caças substituirão os envelhecidos Chengdu J-7 e MiG-29 da BAF.
Bangladesh mantém amistosas relações com a China, com a qual estaria negociando um lote de jatos Chengdu J-10C, para operar ao lado dos Eurofighters Typhoon. Há ainda rumores sobre a compra de caças JF-17 Thunder do Paquistão.
Qualquer contrato provavelmente também incluirá armamentos relacionados e outros itens contratuais, como manutenção e treinamento. Em caso da compra ser efetivada, Bangladesh se tornaria o 11º operador do Typhoon no mundo e o primeiro fora da Europa e do Oriente Médio.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO