

Balsas do maior exercício de campanha da FAB partem de Belém rumo a Santarém. O Exercício EXCELSIOR 2025 será realizado entre os dias 11 e 29/06, nas cidades de Santarém (12 e 13/06), Monte Alegre (16 a 19/06) e Breves (25 a 28/06). Objetivo é prestar assistência médica e social.
A mobilização para o EXCELSIOR 2025 entra em nova fase no dia 29/05, com a partida das balsas da Força Aérea Brasileira (FAB) de Belém com destino a Santarém–PA. A bordo, seguem toneladas de materiais e equipamentos que compõem a estrutura do Hospital de Campanha (HCAMP), que será utilizado no maior exercício de campanha da FAB voltado ao apoio humanitário na região amazônica. A previsão é que as balsas cheguem ao destino no dia 10/06.
A estrutura flutuante, montada sobre embarcações da Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA), servirá de base para os atendimentos médicos e sociais oferecidos às comunidades ribeirinhas durante o EXCELSIOR 2025. Nas áreas de saúde serão oferecidos atendimento nas áreas de clínica médica, cirurgia geral, dermatologia, ortopedia, cardiologia e ginecologia.
A operação envolve cerca de 170 militares e tem capacidade estimada para realizar até mil atendimentos por dia, incluindo diversas especialidades médicas, exames e serviços de assistência social.
A iniciativa reforça a presença do Estado em áreas de difícil acesso e promove o adestramento dos militares em ambiente operacional complexo, simulando situações reais de deslocamento e atendimento em localidades remotas.

O Comandante do Primeiro Comando Aéreo Regional (I COMAR) e Diretor do exercício, Major-Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, destaca a importância desse trabalho integrado e o compromisso da FAB com o povo brasileiro.
“Mais do que um exercício militar, o Exercício EXCELSIOR também é uma ação que vai auxiliar as populações ribeirinhas carentes — não só com medicamentos, mas com orientações, com acolhimento. A gente sente que está fazendo algo a mais na vida dessas famílias. Então, a FAB está sempre presente e pronta para onde o Brasil precisar”.
Além da FAB, a missão conta com o apoio de instituições parceiras, como a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), que participará com ações de prevenção e detecção precoce do câncer de colo do útero, e a Organização não Governamental (ONG) Voluntários do Sertão, que contribui com a ampliação da capacidade de atendimento médico-social.
Início da mobilização
A etapa atual é resultado de uma ampla mobilização iniciada em 12/05, com o envio de carretas do Rio de Janeiro–RJ carregadas com toneladas de materiais até Belém. No dia 22, iniciou a montagem da estrutura sobre as balsas da COMARA, que agora seguem para Santarém levando todo o aparato necessário ao exercício.
Fonte: Agência Força Aérea
Texto Tenente Johny Lucas – Edição: Agência Força Aérea
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@CAS