Baixa disponibilidade dos Super Puma e Cougar do Exército Espanhol. O Comando de Apoio Logístico do Exército Espanhol lançou uma licitação para contratação de serviços de manutenção para os helicópteros HU-21 Super Puma e HU-27 Cougar das suas Forças Aeromóveis (FAMET). As informações são que a frota desses helicópteros está com baixo nível de disponibilidade operacional.
Lançado em caráter de urgência, o contrato inicial terá duração até 2025, com valor estimado de € 13,2 milhões. Entretanto, o serviço poderá complementado e o prazo prorrogado por mais dois anos, com isso o valor final ficará em torno de € 24,6 milhões.
O texto da licitação informa que:“Considera-se fundamental ter aeronaves suficientes em condições operacionais para poder cumprir com garantias os compromissos internacionais decorrentes da participação em PMO (Peacekeeping Operations), bem como para missões de treinamento operacional, desdobramentos e demais missões confiadas a as Forças Aeromóveis do Exército”.
O edital prevê serviços de manutenção para 32 helicópteros HU-21/HU-27 das FAMET, incluindo entre outras, atividades de manutenção preventiva e corretiva em componentes como: rotor principal, cabeçote do rotor principal, rotor de cauda e redutor intermediário, inspeções de corrosão da transmissão principal e na cabeça do rotor principal.
As empresas interessadas na licitação poderão apresentar propostas até o dia 23 de setembro, sendo o valor apresentado o único critério de avaliação das propostas.
Fonte: Defensa
@FFO