BAE vai substituir os rádios AN/ARC-190 americanos. O Electronic Warfare and Avionics Program Office do Air Force Life Cycle Management Center (AFLCMC) sediado na Robins Air Force Base, Georgia, vem liderando os esforços para desenvolver e colocar em campo um rádio de alta frequência para atender às necessidades dos combatentes. Neste início de 2022 um passo importante foi dado nesta direção, quando o Pentágono designou a BAE Systems para produzir e instalar um novo rádio de alta frequência (HF) para substituir o AN/ARC-190 em vários tipos de aeronaves.
Designado Airborne High Frequency Radio Modernization (AHFRM), o projeto modernizará cerca de 2.500 rádios em aeronaves, incluindo HC-130J, KC-135, C-130H, C-130J, C-17, C-5, B-1, B-52, e E4-B, bem como E6-B da Marinha, KC-130J do Corpo de Fuzileiros Navais e C-130 e C-130J da Guarda Costeira, como parte de um contrato de vários anos com a BAE.
O esforço competitivo de prototipagem rápida terminou no mês passado com a BAE Systems Inc. sendo selecionada como fornecedora para completar a fase de campo para produzir e instalar 2.000 rádios em aeronaves em todo o Departamento de Defesa nos próximos cinco anos. O restante dos rádios será concluído sob um contrato tradicional baseado em regulamentação de aquisição federal.
O modelo atual, o AN/ARC-190 ainda é funcional, mas não é capaz de atender às necessidades dos combatentes de hoje e, também, não está mais em produção. Se o programa AHFRM não existisse, o campo começaria a ver impactos operacionais degradados já em 2024.
O novo rádio é definido por software com três slots de expansão, tornando este novo R/T (Radio Transmitter) facilmente atualizável e ágil para atender a requisitos futuros, como adicionar novas formas de onda ou alterar a maneira como o rádio transmite voz ou dados”, disse ele. .
A plataforma principal do AHFRM é o KC-135. O AFLCMC vem testando os protótipos quase mensalmente a bordo de um KC-135 em vários locais ou no Laboratório de Integração de Sistemas C-5 localizado na Robins AFB.
Até 2027, 2.000 rádios serão instalados nas aeronaves, com os 500 restantes previstos para serem instalados nos próximos dois anos. O primeiro vetor a receber o novo rádio HF será o KC-135, que iniciará os testes de desenvolvimento este ano.
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