An F-35 Lightning II assigned to the 61st Fighter Squadron at Luke Air Force Base takes off July 28, 2015. Since 2010, the F-35 has flown more than 30,000 hours. (U.S. Air Force photo/Staff Sgt. Staci Miller)
BAE vai atualizar o sistema de EW do F-35. A Lockheed Martin concedeu uma modificação de contrato de US$ 493 milhões para BAE Systems para atualizar e modernizar significativamente o sistema Electronic Warfare (EW) dos F-35 Lightning II. As atualizações permitirão que o caça de 5ª geração detecte e contraponha rapidamente as ameaças eletromagnéticas em campos de batalha contestados.
De acordo com o contrato, a BAE Systems fornecerá hardware central aprimorado e altamente capaz para o sistema de missão EW AN/ASQ-239 do F-35, bem como fornecerá serviços de suporte de engenharia e infraestrutura de teste.
“As capacidades que entregaremos neste contrato são fundamentais e serão utilizadas em outras plataformas para garantir que todos os combatentes tenham a capacidade EW mais avançada disponível. O sistema de missão altamente adaptável permitirá que nossos combatentes superem as ameaças em evolução e defendam a democracia em todo o mundo”. – Lisa Aucoin, vice-presidente de Soluções F-35 da BAE Systems.
O design robusto do sistema EW permitirá atualizações rápidas, alinhando-se com a estratégia do Departamento de Defesa dos EUA para o desenvolvimento de uma capacidade contínua. A arquitetura modular do sistema também permitirá atualizações de hardware eficientes, além de oferecer suporte a atualizações de software mais rápidas a frota global de F-35. O sistema também inclui a capacidade de diagnóstico e isolamento de falhas da solução de teste de guerra eletrônica não intrusiva (NIEWTS – Non-Intrusive Electronic Warfare Test Solution), que permite a solução precisa de problemas, reduzindo ainda mais os custos de manutenção.
@CAS