A BAE Systems testou sua tecnologia de Small Adaptive Bank of Electronic Resources (SABER) a partir de uma plataforma EC-130H Compass Call da da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). Foram realizados onze voos de testes conjuntos com equipes da Base Aérea Davis-Monthan,no Arizona.
O EC-130H Compass Call é uma versão fortemente modificada do Lockheed Martin C-130 Hércules, cuja missão básica é interromper as comunicações de comando e controle do inimigo e realizar operações de contra-informação ofensivas. A USAF planeja substituir os quadrimotores por modernos EC-37B Compass Call, em desenvolvimento e que terão a capacidade aprimorada para missões de Guerra Eletrônica (EW).
A tecnologia SABER, que atende aos padrões do Departamento de Defesa dos Estados Unidos (DoD), fornecerá a espinha dorsal do sistema operacional dos novos EC-37B. Ele é baseado na fuselagem modificada da aeronave de Alerta Aerotransportado (CAEW) derivada do jato executivo Gulfstream G550.
De acordo com a BAE, o sistema SABER é um avanço tecnológico para a plataforma Compass Call da USAF, fazendo a transição da capacidade de guerra eletrônica, atualmente baseada em hardware, para uma moderna arquitetura baseada em software. O SABRE é construído com base em um conjunto de rádios definidos por software (SDRs) usando uma arquitetura de sistema aberto.
Em operação desde 1984, atualmente a USAF possui cerca de onze EC-130H Compass Call, atribuídos ao 55th Electronic Combat Group, sediado na Base Aérea de Davis-Monthan, Arizona.
@FFO