BAE Systems lança o Viper MLV II para aeronaves F-16. A BAE Systems está introduzindo um novo recurso de manutenção, visando proteger os sistemas de bordo dos caças F-16 contra possíveis ataques cibernéticos. Conhecido como Viper Memory Loader Verifier II (MLV II), o novo sistema ajuda a aumentar a defesa da aeronave contra ameaças cibernéticas.
É uma versão atualizada do auxílio de manutenção Viper MLV. O diretor da linha de produtos F-16 da BAE Systems, Carl Huncharek, disse: “Nosso Viper MLV de primeira geração tem 20 anos de confiabilidade e durabilidade comprovadas em ambientes desafiadores de linha de voo. Esta nova versão do produto incluirá capacidades de missão cibernéticas, com uma arquitetura de sistema aberta que reduz os custos do ciclo de vida”.
A versão Viper MLV II pode fornecer capacidade crítica de voo, verificar vários arquivos de dados de software e de missão da aeronave. Ele também pode suportar o download de dados de voo e de informações de falhas junto com software de aplicativos de terceiros. A empresa afirma que esta nova versão pode suportar mais de 100 sistemas críticos de missão e voo dos F-16.
Inclui sistemas de controle de motores, radar, computadores de controle de missão e voo, gravadores, sistemas de comunicação, navegação, guerra eletrônica e dados de sobrevivência a acidentes. A BAE Systems disse que dois países já solicitaram a aquisição da capacidade Viper MLV II para a aeronave F-16 Block 70/72, por meio de um acordo de venda militar estrangeira (FMS). Ambos os países, cujos nomes não foram divulgados, encomendaram um total de seis sistemas MLV II, com uma opção adicional de acompanhamento para 15 sistemas.
A produção do Viper MLV II será realizada nas instalações da empresa em Fort Worth, Texas, EUA. Sendo totalmente compatível com toda a frota de F-16, a versão MLV II comprovada em campo usa cabos de interface existentes e espera-se que seja posicionada principalmente para novas vendas de F-16V.
@CAS