BAE Systems irá desenvolver seeker para o AFRL. O Air Force Research Laboratory (AFRL) da USAF assinou um contrato com a BAE Systems para construir um buscador avançado para aplicações de ataque marítimo. O contrato de US$ 12 milhões foi concedido como parte da Fase II do Maritime Weapon Innovation Programme (MWIP) Joint Capability Technology Demonstration (JCTD) da AFRL.
Também conhecido como QUICKSINK, o esforço do JCTD está sendo financiado pelo Escritório do Subsecretário de Defesa dos EUA para Pesquisa e Engenharia. Como parte deste contrato, a BAE Systems será responsável pelo desenvolvimento, integração e avaliação de um novo buscador multimodo (radar/infravermelho), de baixo custo, para qualquer clima e de arquitetura aberta, que pode ser usado contra alvos marítimos lançado de uma plataforma aérea.
Nesta fase, a empresa focará no amadurecimento de um protótipo do seeker, que passará por demonstração de capacidade de voo livre contra alvos marítimos. A BAE usará sua experiência em munições de precisão, experiência na área de pesquisa de sensores e soluções da Fase I do contrato.
Anteriormente, a BAE Systems trabalhou em outros programas de desenvolvimento de buscadores de arquitetura aberta, incluindo o programa de Transformação de Custos de Buscadores, bem como no desenvolvimento de sua Tecnologia de Matriz de Microondas para Transceptor de Circuito Integrado Reconfigurável.
“Nosso novo buscador modular multimodo permite a identificação precisa e o engajamento de alvos de superfície a grandes distâncias em uma grande área. Nossa tecnologia de busca aumentará muito as capacidades do combatente, permitindo aos comandantes combatentes uma nova maneira de se defender contra ameaças marítimas de maneira econômica” — Peter Dusaitis, cientista-chefe da BAE Systems FAST Labs.
O trabalho relacionado ao programa QUICKSINK será realizado pela organização de pesquisa e desenvolvimento FAST Labs da BAE Systems. O buscador guiado com precisão econômico será adaptado a um sistema de armas existente para fornecer precisão semi-autônoma contra alvos superfície marítima.
@CAS