BAE Systems fornecerá suporte para Esquadrão conjunto UK-Qatar Hawk. A BAE Systems recebeu um contrato de seis anos para fornecer suporte e treinamento para o novo esquadrão conjunto UK-Qatar Hawk, baseado em RAF Leeming, Reino Unido. A informação foi divulgada pela empresa britânica.
Como parte deste contrato, a BAE Systems fornecerá instrutores de voo qualificados, fornecendo treinamento on line e sintético, para pilotos da Força Aérea do Emirado do Qatar (QEAF) e da Royal Air Force (RAF).
“Trabalhando junto com o Ministério da Defesa do Reino Unido, começamos a mobilizar este serviço entregando, instalando e comissionando equipamentos prontos para a chegada da primeira aeronave”, disse Noel Henderson, Chefe de Programa Qatar Hawk da BAE Systems.
“Estamos orgulhosos de apoiar a entrega desta experiência de treinamento para o novo esquadrão combinado, e estamos recrutando e treinando pessoal por meio de nossa joint venture BSL, empresa parceira do Catar, que recentemente estabeleceu uma entidade no Reino Unido. Essas pessoas altamente qualificadas trabalharão ao lado do QEAF e da RAF como parte da equipe Whole Force”, salientou Henderson.
A BAE Systems oferece suporte de disponibilidade e treinamento para uma frota global de mais de 650 aeronaves Hawk, que formam a espinha dorsal de treinamento de muitas das principais forças aéreas do mundo.
Em 01 de abril, os secretários de defesa do Reino Unido e do Qatar assinaram um acordo para estabelecimento do novo esquadrão binacional, que irá operar com nove jatos de treinamento Hawk T2 Mk167, recentemente adquiridos pelo Qatar. A unidade fornecerá o Treinamento Avançado de Jato (AJT) para pilotos de ambas forças aéreas, com as nova aeronaves que estão sendo construídas pela BAE Systems em Warton, Lancashire.
Fonte: BAE Systems