BAE Systems e Microsoft firmam acordo para equipar programas de defesa com inovadora tecnologia de nuvem. A BAE Systems e a Microsoft assinaram um acordo estratégico com o objetivo de oferecer suporte ao desenvolvimento, implantação e gerenciamento mais rápido e fácil de recursos de defesa digital. A colaboração reúne o conhecimento da BAE Systems na construção de sistemas digitais complexos para militares e governos com a abordagem da Microsoft para desenvolver aplicativos usando sua plataforma Azure Cloud.
Além de auxiliar na colaboração de grandes projetos multinacionais de defesa, a tecnologia de nuvem também pode ser usada para combinar e analisar mais facilmente diferentes fontes de dados em meio a operações militares. Dispositivos das forças aéreas, terrestres e marítimas enfrentam ameaças constantes e cada vez mais aprimoradas. Portanto, seus sistemas digitais precisam ser atualizados regularmente para reconhecê-las e combatê-las. Como parte dessa colaboração, a BAE Systems e a Microsoft usaram a abordagem Azure Cloud para acelerar o projeto, desenvolvimento e teste de um sistema para a implantação de um novo software em um veículo aéreo não tripulado durante o voo.
Essa abordagem de uso da nuvem pode, no futuro, acelerar a implantação de software em plataformas militares operacionais. Caças modernos, por exemplo, podem exigir até 24 milhões de linhas de código para funcionar com eficiência, portanto, usar a nuvem para implantar atualizações pode tornar o processo mais rápido e ajudar a manter uma vantagem competitiva sobre os adversários.
“Os dados disponíveis para o setor de defesa e as forças armadas costumam ser altamente complexos e vêm de centenas de milhares de fontes, sejam feeds de satélite e radar, informações coletadas por navios no mar ou até mesmo mídias sociais. Nosso contrato inovador com a Microsoft nos dará acesso mais fácil a ferramentas que nos ajudam a entender essas informações para nossos clientes – permitindo que as forças armadas fiquem à frente das ameaças, que podem ter rápida evolução, mantendo os mais altos níveis de segurança”, destacou Julian Cracknell, diretor de tecnologia e informações da BAE Systems.
As duas empresas também exploraram a capacidade de reduzir o tempo que uma ideia inovadora leva para entrar em produção. O design e a fabricação digital estão no centro da BAE Systems há décadas, mas, devido ao crescimento nos volumes e na complexidade dos dados, o uso da tecnologia de nuvem pode ajudar a realizar análises e simulações de dados. O Azure Cloud também fornece recursos de engenharia digital que podem ajudar a obter o máximo dos dados, conectando digitalmente o design, a fabricação e a operação dos produtos ao longo de sua vida útil.
O acordo é sustentado por um compromisso de ambas as empresas de desenvolver tecnologia usando ferramentas digitais de arquitetura aberta, permitindo que os clientes trabalhem mais facilmente com outras companhias. Isso pode ajudar a BAE Systems a colaborar com pequenas empresas e parceiros sem comprometer a segurança, permitindo apenas o acesso a áreas de trabalho muito específicas. O uso dessa abordagem torna mais fácil para empresas menores atender a rigorosos padrões de segurança de defesa.
“Este acordo estratégico permitirá que as organizações de defesa usem os dados de forma mais eficaz. Isso os ajudará a promover estabilidade e segurança para residentes, nações e alianças multinacionais. Trabalhando juntas, entregando software ágil, seguro e confiável, a BAE Systems e a Microsoft já estão entregando resultados tangíveis aos nossos clientes. Esses resultados significam que eles podem modernizar ambientes, proteger domínios de informações e otimizar operações”, disse Clare Barclay, CEO, Microsoft Reino Unido.
Desde o início da parceria, a BAE Systems e a Microsoft trabalharam em três iniciativas bem-sucedidas, destacando os benefícios do software de nuvem moderno no setor de defesa. Esses projetos incluíram o aprimoramento da inteligência naval tática em tempo real por meio do acesso a fontes de dados mais dinâmicas; desenvolvimento de software seguro para fornecer atualizações em tempo real para plataformas aéreas; e a criação de um ‘thread digital’ de apoio à manutenção de plataformas marítimas desde a sua conceção até à sua implantação
Fonte BAE.
@CAS