A Boeing concedeu à BAE Systems um contrato de US $ 58 milhões para a produção inicial em pequena escala (LRIP – low-rate initial production) da suíte de guerra eletrônica para os novos F-15EX Advanced Eagle. O sistema chamado EPAWSS (Eagle Passivo Active Warning Survivability System), permitirá que os pilotos monitorem, bloqueiem e enganem as defesas aéreas inimigas em ambientes de combate.
“O EPAWSS vai melhorar significativamente a capacidade de sobrevivência do F-15 e será um grande incremento para esta aeronave que já é extremamente letal”, disse o Tenente-Coronel Dan Carroll, Gerente do Programa F-15 EPAWSS.
O EPAWSS combina sensores multiespectrais e contramedidas, processamento de sinal, microeletrônica e algoritmos inteligentes para fornecer alerta de radar totalmente integrado, consciência situacional, localização geográfica e recursos de autoproteção. A USAF está em processo de avaliação do EPAWSS na Base Aérea de Edwards, Califórnia. Os testes incluem a certificação de compatibilidade com outras faixas de frequência de serviço, usando subsistemas como o radar Raytheon AN / APG-82.
Atualmente a USAF possui cerca de 217 aeronaves F-15E, que poderão ser atualizados com o sistema EPAWSS, além de 144 novos F-15EX encomendados, e que sairão da fábrica de Saint Louis, Oregon, já equipados com o sistema de autodefesa. Especificamente no caso dos novos F-15EX, a Boeing informou que a capacidade operacional inicial (IOC) do pacote de autoproteção não estará disponível até que cerca de 60 aeronaves tenham sido produzidas, o que deverá acontecer em meados de 2025.
A Boeing obteve um contrato de 10 anos com a USAF, para o fornecimento dos novos F-15EX, com entrega/quantidade indefinidas (ID/IQ), mas com o valor máximo especificado em US $ 22,9 bilhões. Embora a USAF não tenha determinado a quantidade final de aeronave, o número mínimo será 144 e o máximo podendo chegar a 200 unidades, com estimativa de custo por avião de US $ 87,7 milhões. O contrato também inclui oito protótipos de pré-produção para testes, que serão entregues na Base Aérea Eglin, Flórida, até o final do primeiro trimestre deste ano. A previsão orçamentária é que a USAF adquira 12 aeronaves em 2022, 14 em 2023 e 19 em 2024 e o mesmo número em 2025.
O F-15EX foi projetado para substituir os antigos F-15C/D, coma principal atualização a extensão da vida útil da fuselagem para cerca de 20.000 horas de voo, o dobro dos atuais F-15C. Outra grande novidade na nova versão Advanced Eagle, é o sistema de missão aberta, que facilitará futuras atualizações de software para subsistemas como o conjunto de aviônicos.
@FFO