BAE fornecerá o Digital GPS Anti-jam Receiver para os F-15E. A BAE Systems informou neste mês de setembro que recebeu um contrato de US$ 13 milhões para fornecer a sua tecnologia avançada do Sistema de Posicionamento Global (GPS) para proteger as aeronaves F-15E dos da USAF contra interferência e falsificação de sinal de GPS.
O Digital GPS Anti-jam Receiver (DIGAR) da BAE garantirá a confiabilidade dos sistemas GPS militares para aeronaves F-15E Strike Eagle que operam em ambientes com sinal desafiadores. O DIGAR usa uma antena eletrônica avançada, processamento de sinal de alto desempenho e formação de feixe digital — um recurso que combina 16 feixes direcionados — para a melhor recepção de sinal GPS e gerar imunidade a interferências.
Esses recursos são críticos para aeronaves supersônicas à medida que manobram no espaço de batalha. O F-15E Strike Eagle será a segunda plataforma da USAF a receber atualizações do DIGAR GPS, seguindo os passos dos F-16 Fighting Falcon. O DIGAR também fornece recursos avançados de GPS para aeronaves de inteligência, vigilância e reconhecimento, bem como vários veículos aéreos não tripulados.
“Missões aéreas realizadas dentro da moderna arena de combate requerem posicionamento preciso e dados de navegação, e os sistemas de GPS devem conseguir resistir aos melhores esforços de interrupção dos adversários”, disse Greg Wild, diretor da linha de produtos de Sistemas de Navegação e Sensores da BAE Systems. “Nossa eletrônica de antena DIGAR é confiável para proteger essas plataformas em ambientes contestados”.
A família de produtos GPS militares da BAE Systems oferece características de tamanho, peso e potência adequadas para uma variedade de aplicações, incluindo eletrônicos portáteis, veículos, veículos aéreos não tripulados, aeronaves e munições guiadas com precisão. Além dos produtos GPS Anti-Jam, a empresa está atualmente fornecendo produtos GPS avançados compatíveis com o sinal de satélite M-Code de última geração e está desenvolvendo a próxima geração de receptores para garantir GPS confiável para combatentes em terra, ar e mar domínios.
O trabalho da BAE Systems na tecnologia GPS militar ocorre em Cedar Rapids, onde a empresa está investindo mais de US$ 100 milhões para construir um centro de pesquisa e fabricação de última geração com 278.000 pés quadrados.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS