BAE e L3Harris entregam o 1º EC-37B Compass Call à USAF. A BAE Systems e a L3Harris Technologies entregaram a primeira aeronave EC-37B Compass Call à USAF no dia 12 de setembro para testes de desenvolvimento e operacionais.
Em 4 de maio deste ano ocorreu o primeiro voo do jato executivo Gulfstream G550 configurado, para o padrão EC-37B Compass Call. Este voo foi precedido pelo voo do primeiro protótipo do EC-37B, cujo voo inaugural em outono do ano passado. Este voo serviu para confirmar e validar modificações estruturais aplicadas a fuselagem do jato executivo.
A aeronave foi projetada para interromper as comunicações, radares e sistemas de navegação inimigos, bem como suprimir suas defesas aéreas, interromper a transmissão de informações importantes entre sistemas de armas e redes de comando e controle.
A BAE Systems produz o sistema eletrônico aéreo Compass Call em suas instalações em Hudson, New Hampshire. O sistema é usado atualmente pelos Lockheed Martin EC-130H Compass Call. A L3Harris está integrando esse sistema de ataque eletrônico ao Gulfstream G550 em suas instalações em Waco, Texas.
O EC-37B tem melhor velocidade, teto de serviço, autonomia e capacidade de voo que o EC-130H, tornando-o ideal para a missão, afirma a BAE Systems. A melhor confiabilidade e sustentabilidade do Gulfstream G550 vão se traduzir em 14 EC-37B para a USAF que vão substituir os 14 EC-130H. As cinco primeiras unidades entregues até o final do ano de 2023.
A USAF também está considerando o EC-37B para um novo conceito de ataque eletrônico distribuído. A aeronave serviria como um nó central em uma rede de sistemas de escuta e interferência aérea. A partir de agora, a USAF irá restar a aeronave, validando sua opcionalidade. A Previsão é que ele entre em serviço até 2025.
“O EC-37B está bem posicionado para desempenhar um papel significativo na iniciativa de Gerenciamento de Campo de Batalha Eletromagnético (EMBM) da Força Aérea”, disse Jared Belinsky, diretor da linha de produtos de soluções de ataque eletrônico da BAE Systems. “O EC-37B utiliza uma arquitetura de sistema aberto que fornece à Força Aérea a capacidade de integrar rapidamente novas capacidades à plataforma. Além disso, a arquitetura do sistema aberto permite que atualizações do sistema sejam facilmente implementadas à medida que novas tecnologias se tornam disponíveis”.
@CAS