BAAN ganha livro comemorativo dos seus 50 nos! A Base Aérea de Anápolis celebrou seu jubilei de Ouro no dia 12 de abril. Foram realizadas vários eventos, sendo o maior deles uma cerimônia militar na própria BAAN no dia 12, presidida pelo Comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. Entre os destaques do jubileu da BAAN está o lançamento de um livro e uma exposição fotográfica para marcar o cinquentenário desta que é hoje a mair importante base da FAB.
A Exposição Fotográfica, de caráter Itinerante, uma exposição de Aviation Art e a publicação de um livro iconográfico foi uma iniciativa do Spotters Brasil. Em um jantar realizado na noite do dia 11/04, data do aniversário do 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), foi lançado o livro “Base Aérea de Anápolis — 50 anos” com a presença do Cel Av Renato Leal Leite, atual Comandante da BAAN. Durante a cerimônia de lançamento, foi lançada também uma Bolacha Comemorativa aos 40 Anos da primeira interceptação real do 1º GDA que, em 1982, interceptou um Ilyushin IL+62M da Cubanda de Aviación.
Durante o Coquetel oferecido pela BAAN, após a realização da Formatura alusiva ao Jubileu de Ouro, foram distribuídos, pela BAAN, exemplares do livro aos presentes, que também puderam ver Exposição Fotográfica e a de Aviation Art. Na ocasião foram presenteados o Ten Brig do Ar Carlos de Almeida Baptistas Júnior, Comandante da Aeronáutica e o Ten Brig do Ar Antônio Gomes Leite Filho, Ex-Comandante da BAAN e Pai do Cel Av Leite.
O livro
A obra é no formato landscape (paisagem), muito bem editorada, sendo concebida como uma iconografia, isto é, conta a uma hicória a através das imagens. O livro tem textos objetivos e faz um passeio fotográfico — com belas imagens, diga-se de passagem, pelas unidades da BAAN e termina apresentando o futuro da mesma, calçado nos E-99M, KC-390 e claro no F-39E. Bela obra e vale a pena ser conferida, especialmente para aquele que são entusiastas da nossa FAB. Abaixo deixamos um pequeno spoiler do livro, que pode ser conferido na íntegra em sua versão no site do Spotters Brasil no link:
“Base Aérea de Anápolis — 50 anos”
@CAS