A cada ano, a BA 116 organiza localmente duas ações em benefício do “Bleuet de France” ou “Centáurea da França” em uma tradução literal. Este ano, em apoio ao Gabinete Nacional de Veteranos e Vítimas de Guerra (ONAC-VG), a base deu continuidade a esta ação de solidariedade que ganhou um valor a mair, face a pandemia de COVID-19.
Assim, a manutenção da BA 116 aplicou na deriva do Dassault Mirage 2000-5F matrícula 41/2-FZ do Groupe de Chasse 1/2 – Cigognes (EC 01.002) uma “Bleuet de France”. A Centáurea (Centaurea cyanus) é uma planta chamada de bleuet em francês e corn flower (flor de milho) em inglês. Suas flores são comestíveis e muito conhecidas no universo dos blend de chás.
Por quase um século, a obra nacional de “Bleuet de France” vem sendo uma instituição de caridade, voltada a arrecadar fundos para melhorar a vida de milhares de veteranos da Forças Armadas, tutelados da Nação, vítimas de guerra e vítimas do terrorismo. Esta organização também participa no despertar da consciência cidadã das novas gerações preservando a memória da Nação, do qual a Centáurea é o símbolo.
Na segunda-feira – 09/11, o Mirage 2000-5 “Bleuet de France” e os AlphaJet da Patrouille de France, fizeram um voo para marcar o 50º aniversário de morte do General Charles André Joseph Marie de Gaulle na região de Colombey-les-deux-Eglises.
@CAS