B-52J: essa será a designação do Stratofortress modernizado. Finalmente foi conhecida a designação oficial do bombardeiro Boeing B-52H Stratofortress equipado com novos motores Rolls Royce F130: será B-52J. A informação foi obtida através dos relatórios da USAF para seu orçamento fiscal de 2024.
Havia dúvidas quanto a designação que a USAF usaria para os bombardeiros modernizados. “Qualquer aeronave B-52H modificada com os novos motores e subsistemas associados será designada como B-52J”, disse o documento da USAF relativo ao FY24, conforme divulgado pela AF&SM.
Com mais de seis décadas em serviço, as células de B-52H receberão novos motores, radar, equipamentos de comunicação e navegação, além de armamentos atualizados, o que garantirá sua operação até a década de 2050.
Devido ao grande número de alterações nas aeronaves e ao processo de modernização, o Comando Global de Ataque da USAF (GSC) estava considerando usar a designação de transição B-52J e a final B-52K, o que agora foi desconsiderado.
“Como o projeto B-52 CERP traz capacidade adicional e novos requisitos de segurança e certificação também precisarão ser atendidos (reforço nuclear, segurança cibernética, proteção de programa, etc.). Várias atualizações simultâneas ocorrerão durante o B-52 CERP, o que podem exigir instalações ou atualizações/modificações temporárias”, afirmou o relatório.
A documentação também mostrou que o nome do projeto de reengenharia dos B-52 também mudou de “Programa de Substituição de Motores Comerciais” (CERP), adicionando o termo “Prototipagem Virtual Rápida” (CERP RVP).
“O esforço de reengenharia foi lançado como um processo intermediário, para economizar tempo e obter capacidade mais rapidamente. O programa se tornará uma aquisição de grande capacidade ao final do esforço de RVP”, disse a USAF. “As atualizações também abrirão as portas para outras mudanças”, observou a Força Aérea.
O programa de reengenharia do B-52H tem como principal objetivo a substituição dos antigos motores Pratt & Whitney TF33 por modernos Rolls Royce F130, cerca de 30% mais econômicos que necessitam de menos manutenção que os originais.
“Juntamente com os novos motores, o CERP substituirá os subsistemas associados, como os suportes e naceles, geradores de energia elétrica e instrumentos do cockpit. O desenvolvimento, produção e instalação de novos motores e subsistemas relacionados substituirão o equipamento legado em todas as 76 aeronaves B-52H”, disse o relatório.
O programa de modernização do radar deverá consumir cerca de US$ 845 milhões do orçamento. O novo radar é uma variante do Raytheon AN/APG-79 de matriz ativa e varredura eletrônica (AESA), utilizado nos caças F/A-18 Super Hornet da Marinha. Com mais recursos operacionais, menor dimensão e menos consumo de energia, esses radares substituirão os os atuais APG-166, que enfrentam problemas de disponibilidade de peças de reposição no mercado.
Uma das novas armas que deveriam equipar os futuros B-52J seriam os mísseis hipersônicos AGM-183 ARRW (Air-Launched Rapid Response), mas no orçamento de 2024, a USAF deixou claro que esse projeto está rumando para o “encerramento”. Conforme noticiamos anteriormente, as atenções serão voltadas para para o Míssil de Cruzeiro de Ataque Hipersônico (HACM).
O projeto de modernização dos 76 bombardeiros B-52 deverá consumir cerca de US$ 3 bilhões. A USAF espera que os novos B-52J estejam em operação antes do final desta década.
@FFO