B-52H do AFGSC realizam BTF na região do Oriente Médio. Duas aeronaves Boieng B-52H Stratofortress do Comando de Ataque Global da Força Aérea dos EUA (AFGSC — US Air Force Global Strike Command’s), juntamente com parceiros da coalizão, realizaram uma missão da Força-Tarefa de Bombardeiros (BTF — Bomber Task Force). A missão foi executada em toda a área de responsabilidade do Comando Central dos EUA (USCENTCOM — US Central Command), a missão foi realizada em parceria com as unidades terrestres e navais dos EUA em 4 de setembro.
Missões desse tipo são realizadas para mostrar prontidão, aumentar os pontos fortes da coalizão coletiva e aprimorar os preparativos da missão na área de atuação do USCENTCOM. Como parte desta missão, ambos os bombardeiros voaram no dia 4 de setembro da RAF Fairford, na Inglaterra, e sobrevoaram o Mediterrâneo Oriental, Península Arábica e Mar Vermelho, antes de sua chegada à região.
O bombardeiro B-52H então realizou treinamento e operações de integração de teatro junto com outras aeronaves da coalizão e das nações parceiras regionais, o que incluiu voar ao lado de aeronaves F-15, F/A-18, RJ-135, E-3, KC-135, KC-10, KC-46, Typhoon FGR-4 e A330 MRTT. A missão também incluiu escoltas de caças das Forças Aéreas do Kuwait, Arábia Saudita e Reino Unido, além dos Estados Unidos.
O apoio logístico para esta missão BTF foi fornecido por Representantes Nacionais Sênior de 16 nações da coalizão, liderados pelo Tenente-Coronel Terry Wong da Royal Canadian Air Force (RCAF).
O Tenente-General Alexus Grynkewich, comandante da 9th Air Force disse: “Esta Força-Tarefa de Bombardeiros é uma representação forte e clara do compromisso duradouro dos EUA com a região. Além de manter uma postura de força suficiente e sustentável, a AFCENT é capaz, em conjunto com nossos parceiros, de injetar rapidamente poder de combate esmagador na região sob demanda. Missões como esta BTF mostram nossa capacidade de combinar forças para deter e, se necessário, derrotar nossos adversários”.
@CAS