B-52H da USAF realizou lançamento de bombas reais em treinamento incomum na Lituânia. Um bombardeiro B-52H Stratofortress do 20º Esquadrão Expedicionário de Bombardeiros (20th EBS) da USAF, recentemente realizou um incomum lançamento de munições reais sobre uma área de tiros de Cudgel Range, na Lituânia. A operação ocorreu durante o Exercício Vanguard Merlin da OTAN.
O Comando da USAF na Europa (USAFE) confirmou que entre os dias 14 e 15/11, o B-52 participou de um treinamento de ataque ar-solo em conjunto com caças Eurofighter Typhoon da Itália. Também participaram o Exercício Controladores de Ataque Terminal Conjunto da Lituânia, República Tcheca, Noruega e Suécia. Membro da OTAN desde 2004, a Lituânia, um país do Báltico, antigamente fazia parte da extinta União Soviética.
“Esta missão permitiu que a tripulação se familiarizasse com as operações na Lituânia e as forças da coalizão em terra, criando uma força pronta para o combate que tem profundidade em capacidade e amplitude em capacidade”, disse a USAFE.
As bombas – aparentemente JDAMs GBU-38 – foram montadas e carregadas no B-52H por técnicos do 20th EBS e do 420º Esquadrão de Munições (420th MS) na Base Aérea da RAF em Fairford, Reino Unido. O 420th MS mantém um arsenal de reserva na RAF Welford, localizada a cerca de 48 km de Fairford, sendo considerada a segunda maior área de armazenamento de munições dos EUA na Europa.
Atualmente a USAF mantém dez bombardeiros B-52H Stratofortress destacados na Europa e no Oriente Médio. Quatro deles, oriundos da Barksdale AFB, na Louisiana (EUA), estão posicionados na RAF Fairford como parte de uma missão de força-tarefa de bombardeiros. No dia 15/11, eles realizaram um voo sobre o Mar Báltico, em conjunto com caças F-16 da Dinamarca e Eurofighter Typhoons da Alemanha e Itália.
Os outros seis B-52H estão na Base Aérea de Al Udeid, Qatar, e são oriundos da Base Aérea de Minot, Dakota do Norte (EUA). Em 13 de novembro, dois deles realizaram um inédito sobrevoo do Bahrain International Air Show.
@FFO