
A bomb detonates during the Bomber Task Force 25-1, exercise Vanguard Merlin at Cudgel Range, Lithuania, Nov. 15, 2024. BTF 25-1 is part of a long‐term multinational training plan to maintain readiness and interoperability between NATO Allies and partner nations in the Baltic Sea region. (U.S. Air Force photo by Staff Sgt. Essence Myricks)

B-52H da USAF realizou lançamento de bombas reais em treinamento incomum na Lituânia. Um bombardeiro B-52H Stratofortress do 20º Esquadrão Expedicionário de Bombardeiros (20th EBS) da USAF, recentemente realizou um incomum lançamento de munições reais sobre uma área de tiros de Cudgel Range, na Lituânia. A operação ocorreu durante o Exercício Vanguard Merlin da OTAN.

O Comando da USAF na Europa (USAFE) confirmou que entre os dias 14 e 15/11, o B-52 participou de um treinamento de ataque ar-solo em conjunto com caças Eurofighter Typhoon da Itália. Também participaram o Exercício Controladores de Ataque Terminal Conjunto da Lituânia, República Tcheca, Noruega e Suécia. Membro da OTAN desde 2004, a Lituânia, um país do Báltico, antigamente fazia parte da extinta União Soviética.

“Esta missão permitiu que a tripulação se familiarizasse com as operações na Lituânia e as forças da coalizão em terra, criando uma força pronta para o combate que tem profundidade em capacidade e amplitude em capacidade”, disse a USAFE.

As bombas – aparentemente JDAMs GBU-38 – foram montadas e carregadas no B-52H por técnicos do 20th EBS e do 420º Esquadrão de Munições (420th MS) na Base Aérea da RAF em Fairford, Reino Unido. O 420th MS mantém um arsenal de reserva na RAF Welford, localizada a cerca de 48 km de Fairford, sendo considerada a segunda maior área de armazenamento de munições dos EUA na Europa.

Atualmente a USAF mantém dez bombardeiros B-52H Stratofortress destacados na Europa e no Oriente Médio. Quatro deles, oriundos da Barksdale AFB, na Louisiana (EUA), estão posicionados na RAF Fairford como parte de uma missão de força-tarefa de bombardeiros. No dia 15/11, eles realizaram um voo sobre o Mar Báltico, em conjunto com caças F-16 da Dinamarca e Eurofighter Typhoons da Alemanha e Itália.

Os outros seis B-52H estão na Base Aérea de Al Udeid, Qatar, e são oriundos da Base Aérea de Minot, Dakota do Norte (EUA). Em 13 de novembro, dois deles realizaram um inédito sobrevoo do Bahrain International Air Show.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO