Em 8 de novembro, a USAF e a Força Aérea da Colômbia (FAC), realizaram manobras conjuntas, envolvendo dois bombardeiros estratégicos B-52H Stratofortress, e cinco caças IAI Kafir COA, na operação chamada “‘Brother’s Shield” ou “Escudo de Hermandad” (Escudo Irmão).
A dupla de B-52H Stratofortress, pertencente ao 96th Bomb Squadron “Red Devils” (96th BS), partiu da Base aérea de Barksdale, Louisiana, em voo direto para a Colômbia, onde ao entrar no espaço aéreo do país sul-americano, foram recebidos por uma esquadrilha de cinco caças-bombardeiros IAI Kfir COA, do Escuadrón de Combate 111 “Dardos”, pertencente ao Comando Aéreo de Combate No. 1 “CT. Germán Olano Moreno”, da Base Aérea de Palanquero (SKPQ).
As manobras ocorreram no espaço aéreo restrito na região da Base Aérea de Palanquero, em Puerto Salgar, Cundinamarca. A Esquadrilha Dardo e os Stratofortress realizaram treinamentos de defesa aérea envolvendo alvos estratégicos, e interoperabilidade sob os padrões da OTAN.
Em comunicado oficial, a FAC dise que:
“Mais uma vez o profissionalismo e a trajetória da Força Aérea Colombiana permitiram que o país seja a escolha regional para o desenvolvimento de exercícios de treinamento conjuntos, do qual participam aeronaves B-52 da USAF e aeronaves Kfir da FAC, onde o objetivo é fortalecer a interoperabilidade entre os países aliados nos padrões da OTAN”.
Esta não é a primeira vez que os B-52 Stratofortress da USAF visitam a Colômbia. Nesta décadas, os B-52H participaram de quatro edições da Feira Aeronáutica Internacional F-AIR Colômbia, além de realizarem exercícios semelhantes em outras oportunidades.
A participação dos Estados Unidos neste tipo de evento visa demonstrar o compromisso daquele país com a Colômbia e fortalecer o relacionamento já estreito entre as duas nações, sempre com o objetivo de melhorar a capacidade de operar conjuntamente entre as duas forças militares.
@FFO