B-52H da USAF e Kfir da Colômbia realizam exercícios conjuntos. Na última quinta-feira (23/09), o Comando do Air Force Global Strike da USAF enviou dois bombardeiros B-52H Stratofortress para a Colômbia, onde realizaram um exercício no espaço aéreo em conjunto com caças-bombardeiros IAI Kfir COA da Força Aérea Colombiana (FAC). Um vídeo foi divulgado nas redes sociais de ambas forças aéreas mostrando os jatos colombianos ao lado dos bombardeiros norte-americanos.
Para o exercício, os B-52H da USAF realizaram um voo direto da Base Aérea de Barksdale, Louisiana, até o espaço aéreo colombiano, onde foram recebidos por seis caças KFIR do Esquadrão de Combate 111, do Comando de Combate Aéreo No 1. Na área restrita da Base Aérea de Palanquero, em Cundinamarca, as aeronaves realizaram diversos exercícios conjuntos de defesa aérea contra ameaças fictícias.
Batizada “Brother’s Shield” (Escudo de Fraternidade), a operação conjunta foi realizada de acordo com o padrão OTAN, permitindo ampliar e melhorar as capacidades de interoperabilidade entre as duas nações aliadas, a fim de manter a estabilidade e segurança regional.
Esta não é a primeira vez que os bombardeiros da USAF realizam manobras na Colômbia, tendo participado de quatro edições da Feira Aeronáutica Internacional da Colômbia (F-AIR), além de outros exercícios semelhantes com a FAC nos últimos anos.
Os Boeing B-52 Stratofortress compõem a primeira linha de bombardeiros estratégico de longo alcance da USAF desde 1955. Neste período foram construídos mais de 700 “Buffs”, sendo que atualmente 76 são mantidos na frota operacional, depois de passarem por extensas modernizações. No último dia 24 de setembro, a USAF anunciou que esses jatos serão mantidos em operação pelo menos até o ano de 2050, e para isso os seus oito antigos motores P&W TF33 serão substituídos por modernos Rolls-Royce F130, 40% mais econômicos, o que ampliará o já impressionante alcance de 15.000 quilômetros dessas maquinas.
@FFO