B-52H da USAF chegam à Romênia. Dois bombardeiros Boeing B-52H da USAF 2nd Bomber Wing, baseados na Barksdale AFB, Louisiana, chegaram à Base Aérea Mihail Kogalniceanu, Romênia, no dia 21/07 para a compor a Bomber Task-Force 24-4 (BTF 24-4).
Enquanto voavam em espaço aéreo internacional e conforme a lei internacional, os B-52 foram interceptados por duas aeronaves russas sobre o Mar de Barents, aproximadamente às 8h, horário da Europa Central. Os bombardeiros americanos não mudaram de curso devido à interceptação, continuando com seu plano de voo pré-programado sem incidentes até pousarem na Base Aérea Mihail Kogalniceanu.
Durante sua implantação, os B-52H operarão a partir da Base Aérea da Romênia, perto da costa do Mar Negro, e se integrarão com os Aliados da OTAN e outros parceiros internacionais para sincronizar capacidades e garantir compromissos de segurança em toda a área de responsabilidade do Comando Europeu dos EUA.
Esta é a primeira vez que bombardeiros estratégicos dos EUA operam a partir da Romênia. Os EUA demonstram rotineiramente seu comprometimento com os Aliados da OTAN por meio de missões BTF. Por meio dessas missões multilaterais, a USAFE-AFAFRICA permite o emprego dinâmico de forças no teatro europeu, fornecendo previsibilidade estratégica e garantia para os Aliados, ao mesmo tempo, em que contribui para a dissuasão ao introduzir maior imprevisibilidade operacional para potenciais adversários.
Implantações regulares e rotineiras de bombardeiros estratégicos dos EUA demonstram como os EUA e a OTAN estão prontos, posicionados e bem preparados para se integrar com Aliados e parceiros da nação anfitriã para deter ameaças e defender a Aliança. A implantação desta capacidade estratégica ressalta o vínculo transatlântico dentro da OTAN e a coesão entre as forças aéreas aliadas.
“No ambiente global de hoje, é vital que estejamos posicionados para entregar uma gama de capacidade sustentável de grandes distâncias. Esta iteração da Bomber Task Force oferece uma excelente oportunidade para refinar nossas táticas, técnicas e procedimentos de emprego de combate ágil. Por meio de esforços colaborativos com nossos Aliados, os EUA permitem que nossas forças combatam ameaças atuais e futuras”, disse o General James Hecker, comandante da USAFE-AFAFRICA.
O Boeing B-52 Stratofortress é um bombardeiro estratégico americano de longo alcance, subsônico e movido a jato. O B-52 foi projetado e construído pela Boeing, que continuou a fornecer suporte e atualizações. Ele tem sido operado pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) desde a década de 1950 e pela NASA por mais de 40 anos.
O bombardeiro pode transportar até 70.000 libras (32.000 kg) de armas[2] e tem um alcance de combate típico de cerca de 8.800 milhas (14.200 km) sem reabastecimento aéreo. Os bombardeiros voaram sob o Strategic Air Command (SAC) até que ele foi desativado em 1992 e suas aeronaves absorvidas pelo Air Combat Command (ACC). Em 2010, todos os B-52 Stratofortresses foram transferidos do ACC para o novo Air Force Global Strike Command (AFGSC). O B-52 completou 60 anos de serviço contínuo com seu operador original em 2015. Após serem atualizados entre 2013 e 2015, espera-se que os últimos aviões sirvam até a década de 2050.
@CAS