B-52 simulou ataque com míssil hipersônico no Alasca. Um Boeing B-52H Stratofortress do 49th Test and Evaluation Squadron, Barksdale AFB, Louisiana, conduziu em 5 de maio o lançamento simulado de um míssil hipersônico AGM-183A Air-launched Rapid Response Weapon (ARRW), durante o exercício bianual realizado na base de Elmendorf-Richarson no Alasca o Northern Edge 21.
Os exercícios da Northern Edge são rotineiramente usados para testar e avaliar novos sistemas e recursos das Forças Armadas Americanas, com foco especial em conceitos avançados de rede e comunicação.
Durante a surtida de mais de 13 horas de Barksdale AFB ao Alasca e vice-versa, o B-52 foi capaz de receber dados dos alvos por meio do chamado Experimento de Capacidade de Operações em Todos os Domínios, ou ADOC-E (All-Domain Operations Capability – Experiment), a mais de 1.000 milhas náuticas de distância na Base Conjunta Elmendorf-Richardson . Assim que recebeu os dados do ADOC-E, o bombardeiro conseguiu realizar com sucesso um tiro simulado do alvo a 600 milhas náuticas de distância, usando um AGM-183A ARRW. Segundo a USAF o teste foi realizado “em um ambiente de ameaças altamente contestado e realista que o Northern Edge oferece”.
“A equipe fez um excelente trabalho efetuando este evento tanto no planejamento quanto na execução. Esta é uma vitória para a Força Aérea dos EUA e para o DOD como um todo, mas não se engane, estamos apenas começando”.
Tenente-Coronel Matt Guasco – Comandante do 49th Test and Evaluation Squadron.