B-52 e caças da OTAN realizam treinamento no Mediterrâneo. Dois bombardeiros estratégicos B-52 da USAF foram escoltados por caças aliados F-35 e Eurofighter da Aeronáutica Militare Italiana e F-16 da Força Aérea Helênica longo do Mar Mediterrâneo e da região do Mar Negro. A missão ocorreu em 07 de março, e foi coordenada pelos controladores JTAC (Joint Terminal Attack Controller) sediados na Romênia.
Os Bombardeiros decolaram da RAF Fairford, para um voo que sobrevoou a Europa Central, com objetivo de realizar treinar táticas de integração ar-terra com os JTACs romenos, para aprimorar e sustentar o apronto de Suporte Aéreo Aproximado dos Aliados.
Antes de retornar à RAF Fairford, os B-52 realizaram missões conjuntas com caças italianos e gregos, especialmente para o treinamento de procedimentos e comunicações de escolta dos bombardeiros. Esta integração entre os caças de quinta geração e bombardeiros legados garante a interoperabilidade dos Aliados, e contribui diretamente para fornecer uma força de dissuasão e defesa robusta da Aliança.
A OTAN é uma Aliança política e militar altamente capacitada para fornecer as forças militares conjuntas para garantir a segurança necessária das nações aliadas, através de uma combinação eficaz de operações, missões e atividades dentro do território da Aliança.
Dada a velocidade, flexibilidade e alcance inerentes dos Bombardeiros estratégicos, as missões da Força-Tarefa de Bombardeiros destacam as capacidades aliadas e o compromisso com uma Aliança coesa.
Fonte: Comando de Aviação OTAN
@FFO