B-52 da USAF realizam missões conjuntas com aliados da OTAN na Europa. Dois bombardeiros B-52H Stratofortress da USAF realizaram uma missão conjunta sobre quatro nações aliadas da OTAN. A missão ocorreu na segunda-feira (22/08), e envolveu sobrevoo da Macedônia do Norte, Albânia, Montenegro e Croácia, na região dos Balcãs.
Em comunicado, a USAF disse que a dupla de B-52H do 23rd Bom Squadron, sediado na Base Aérea de Minot, ND, voou por cerca de uma hora na região “para demonstrar o compromisso dos EUA com seus aliados e parceiros da OTAN no sudeste da Europa. Além disso, isso proporciona aos cidadãos dessas regiões a oportunidade observar e registrar nossas aeronaves sobre suas cidades.”
As imagens do voo circularam rapidamente nas redes sociais, com o icônico bombardeiro sobrevoando as capitais da Macedônia do Norte e da Albânia. Nenhum exercício ou integração com essas nações foi anunciado como parte do sobrevoo.
✈ Два воени воздухоплови од типот Б-52 на Воздухопловните сили на 🇺🇸 денеска извршија прелет над 🇲🇰, како приказ за силното сојузништво во НАТО, како и посветеноста на сите земји-членки на безбедноста на евроатланската област.#НиеСмеНАТО #ЗаедноПосилни pic.twitter.com/PDtxum6OjJ
— MOD North Macedonia (@Defence_MKD) August 22, 2022
A USAF deslocou quatro B-52H Stratofortress para a RAF Fairford, no Reino Unido, como parte de uma missão de força-tarefa de bombardeiros. Além da missão realizada na segunda-feira, essas aeronaves já participaram de missões conjuntas com caças da Noruega e da Suécia.
O sobrevoo dos bombardeiros é o mais recente sinal do poder aéreo dos EUA em uma região onde estados menores solicitaram uma maior presença dos EUA para combater a agressão russa na preparação e após a invasão da Ucrânia.
"It should make very clear that for the United States, our defense relationship, our alliance with Albania is extremely important. We stand by our NATO Ally always. First, last, always! There should be no doubt about that!" @USAmbAlbania Yuri Kim
— USEmbassyTirana (@USEmbassyTirana) August 22, 2022
Full 👉https://t.co/Jj3D5hBOfX pic.twitter.com/haplDTp3cA
Da mesma forma, os B-52H da USAF participaram de uma missão conjunta com caças da Eslováquia, França, Turquia e Reino Unido, em uma operação de longo alcance, liderada pelo Comando Aéreo Aliado. A reunião ocorreu no espaço aéreo da Eslováquia, com caças aliados voando das suas bases.
A formação incluiu caças F-22, Rafales, MiG-29 e Eurofighter Typhoons, além dos bombardeiros norte-americanos, com suporte de aeronaves-tanque para reabastecimento em voo. A missão era um combate simulado contra baterias anti-aéreas conjuntas da Alemanha-Holanda, estacionadas na Eslováquia, protegendo o flanco leste da OTAN.
Em março, os F-16 da Base Aérea de Aviano, na Itália, foram enviados para a Croácia e participaram de exercícios ágeis de emprego de combate ao lado dos MiG-21 croatas. Em junho, os F-35 da Guarda Nacional Aérea de Vermont desembarcaram na Macedônia do Norte e realizaram reabastecimento rápido e trocas de tripulação.
Os B-52 também passaram algum tempo na região, sendo que em junho, aeronaves da Base Aérea de Barksdale, na Louisiana, voaram para a região do Mar Negro, como parte de uma missão contínua de demonstração de força da OTAN.
Fonte: OTAN
@FFO