B-52 da USAF realizam missões conjuntas com aliados da OTAN na Europa. Dois bombardeiros B-52H Stratofortress da USAF realizaram uma missão conjunta sobre quatro nações aliadas da OTAN. A missão ocorreu na segunda-feira (22/08), e envolveu sobrevoo da Macedônia do Norte, Albânia, Montenegro e Croácia, na região dos Balcãs.
Em comunicado, a USAF disse que a dupla de B-52H do 23rd Bom Squadron, sediado na Base Aérea de Minot, ND, voou por cerca de uma hora na região “para demonstrar o compromisso dos EUA com seus aliados e parceiros da OTAN no sudeste da Europa. Além disso, isso proporciona aos cidadãos dessas regiões a oportunidade observar e registrar nossas aeronaves sobre suas cidades.”
As imagens do voo circularam rapidamente nas redes sociais, com o icônico bombardeiro sobrevoando as capitais da Macedônia do Norte e da Albânia. Nenhum exercício ou integração com essas nações foi anunciado como parte do sobrevoo.
A USAF deslocou quatro B-52H Stratofortress para a RAF Fairford, no Reino Unido, como parte de uma missão de força-tarefa de bombardeiros. Além da missão realizada na segunda-feira, essas aeronaves já participaram de missões conjuntas com caças da Noruega e da Suécia.
O sobrevoo dos bombardeiros é o mais recente sinal do poder aéreo dos EUA em uma região onde estados menores solicitaram uma maior presença dos EUA para combater a agressão russa na preparação e após a invasão da Ucrânia.
Da mesma forma, os B-52H da USAF participaram de uma missão conjunta com caças da Eslováquia, França, Turquia e Reino Unido, em uma operação de longo alcance, liderada pelo Comando Aéreo Aliado. A reunião ocorreu no espaço aéreo da Eslováquia, com caças aliados voando das suas bases.
A formação incluiu caças F-22, Rafales, MiG-29 e Eurofighter Typhoons, além dos bombardeiros norte-americanos, com suporte de aeronaves-tanque para reabastecimento em voo. A missão era um combate simulado contra baterias anti-aéreas conjuntas da Alemanha-Holanda, estacionadas na Eslováquia, protegendo o flanco leste da OTAN.
Em março, os F-16 da Base Aérea de Aviano, na Itália, foram enviados para a Croácia e participaram de exercícios ágeis de emprego de combate ao lado dos MiG-21 croatas. Em junho, os F-35 da Guarda Nacional Aérea de Vermont desembarcaram na Macedônia do Norte e realizaram reabastecimento rápido e trocas de tripulação.
Os B-52 também passaram algum tempo na região, sendo que em junho, aeronaves da Base Aérea de Barksdale, na Louisiana, voaram para a região do Mar Negro, como parte de uma missão contínua de demonstração de força da OTAN.
Fonte: OTAN
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO