B-21 Rider para a Austrália? O Ministro da Defesa da Austrália, Richard Marles, deu uma declaração de que a Austrália poderia comprar o Northrop Grumman B-21A Raider, o novo bombardeiro americano que atualmente em desenvolvimento. Em uma entrevista ao The Australia, ele teria dito que o bombardeiro furtivo da próxima geração estava “sendo examinado”.
O B-21 está sendo desenvolvido para substituir o Northrop Grumman B-2 Spirit, e também os Rockwell B-1B Lancer. Introduzido no final dos anos 80, o bombardeiro é visto como a aeronave mais prestigiada, renomada e cara do inventário da USAF. Atualmente cinco B-2 estão na RAF Amberley para um mês de treinamento com os F-35 da RAAF, no que certamente é o maior desdobramento de todos os tempos na região do Indo-Pacífico.
Mas qual é a possibilidade disto se tornar realidade? Segundo a mídia australiana é plausível, mas até virar realidade demandará um certo tempo, até porque a USAF é a ficha uma e os primeiros B-21 só devem entrar em serviço no ano fiscal de 2027. As tensões na região entre os EUA e a China tem mexido as peças do tabuleiro do Pacífico Sul, e, é possível que exista interesse do governo do EUA ceder seu mais novo bombardeiro aos australianos, criando assim uma dissuasão nuclear na região. A declaração do Ministro da Defesa Australiano mostra que conversas estão em andamento, e isto, poderá culminar no futuro em vermos um Rider nas cores da Royal Australian Air Force (RAAF).
Já estão em fase final de montagem seis aviões aeronaves que continuarão os testes, com um primeiro voo previsto para 2023. A Northrop Grumman recebeu o contrato para o desenvolvimento do B-21 em 2015, após vencer a oferta conjunta da Lockheed Martin e da Boeing.
@CAS