B-21 Raider está ficando mais caro. A USAF concordou com um teto de custos mais alto depois que a Northrop Grumman sofreu prejuízo em lotes de preço fixo. Após sofrer prejuízo nos primeiros lotes de B-21 Raider, a Northrop Grumman negociou um teto de custo mais alto para as próximas 19 aeronaves, disse a empresa em um comunicado de 18 de junho.
“Os termos finais, quantidade e preços além das primeiras 21 aeronaves estão sujeitos a negociação. O governo e a Northrop Grumman estabeleceram não exceder o preço de 19 aeronaves adicionais. O valor médio que não deve ultrapassar o valor dos lotes subsequentes está acima do preço unitário médio dos cinco lotes LRIP”, afirmou a empresa.
A Northrop perdeu mais de US$ 1 bilhão nessas primeiras aeronaves, que fazem parte de cinco contratos de produção inicial de baixa taxa (LRIP), cuja cláusula de preço fixo obriga a empresa a suportar custos excessivos. Mesmo com o aumento, o B-21 continua na variação de orçamento e é mais em conta que o B-2A.
A empresa afirma que o programa continua “no caminho certo para cumprir o seu principal parâmetro de desempenho” para o custo unitário médio de aquisição: US$ 550 milhões a preço de 2010. (São US$ 692 milhões em 2022 e provavelmente mais de US$ 700 milhões hoje). Essa meta de custo é baseada no pedido da USAF de pelo menos 100 aeronaves.
Os oficiais da Força Aérea ainda não têm um custo unitário atualizado, disse a porta-voz do serviço, Ann Stefanek. Quando a Northrop concorreu ao programa B-21, a empresa não tinha um design maduro, mas aceitou um contrato de produção de preço fixo que lhe custou US$ 1,17 bilhão até agora. Esse é um erro que os funcionários da empresa não repetirão, disse a CEO Kathy Warden em janeiro.
Mas agradou aos negociadores da USAF, que receberão os primeiros lotes de bombardeiros furtivos a um preço mais barato do que esperavam. A Força Aérea solicitou US$ 2,7 bilhões para o programa no ano fiscal de 2025, abaixo dos US$ 4 bilhões projetados no ano passado.
Depois que o bombardeiro stealth fez seu primeiro vôo em novembro, o Pentágono deu luz verde à Northrop para iniciar a produção do B-21. Os detalhes sobre a aeronave furtiva permanecem escassos, mas oficiais da Força Aérea disseram que os testes de voo estão no caminho certo e “prosseguindo bem”.
@CAS