B-2 da USAF lança míssil de cruzeiro AGM-158B JASSM-ER. A USAF testou secretamente uma variante de longo alcance de um míssil de cruzeiro furtivo de longo alcance, o Joint Air-to-Surface Standoff Missile – Extended Range (JASSM-ER) a partir de um bombardeiro Stealth Northrop Grumman B-2A Spirit no final do ano passado. O teste realizado em dezembro de 2021, só foi revelado no dia 26 de agosto deste ano pala Northrop Grumman.
A divulgação do teste ocorre em meio ao aumento da tensão entre os Estados Unidos e a China. Pequim realizou exercícios militares e lançamentos de mísseis balísticos perto de Taiwan após a visita à ilha dissidente pela presidente da Câmara Nancy Pelosi e outros legisladores dos EUA, consideradas ofensivas por Pequim.
O AGM-158B JASSM-ER da Lockheed Martin tem cerca do triplo do alcance de 370 quilômetros do AGM-158A JASSM padrão e está programado para ser redirecionado em voo, facilitando atingir alvos móveis bem atrás das linhas inimigas. A variante já foi instalada no bombardeiro B-1, no F-16 e no F-15E.
Poucos detalhes do teste foram revelados. “O B-2 lançou com sucesso um míssil de afastamento conjunto ar-superfície — alcance estendido”, disse Northrop Grumman em um comunicado. Oficiais da USAF confirmaram que o teste ocorreu, mas sem detalhes.
“O JASSM-ER aumenta ainda mais a capacidade do B-2 de atingir qualquer alvo, em qualquer lugar. A integração do JASSM-ER permite a entrega de um ativo pouco observável capaz de percorrer distâncias maiores do que seu antecessor”, completou o comunicado da empresa.
Segundo a Northrop Grumman, este teste faz parte dos recentes esforços de atualização da frota B-2. Além da integração do JASSM-ER, a plataforma também receberá modernização de criptografia. A Northrop Grumman revelou que está trabalhando com a USAF para continuar a modernização da frota de aviões bombardeiros B-2 Spirit, enquanto aguarda a chegada dos novos B-21 Rider.
Outras melhorias nesse esforço incluíram a integração do Radar Aided Targeting System (RATS). No mês passado, a USAF testou com sucesso o novo dispositivo RATS para apoio a lançamento de bombas nucleares B61-12 em uma aeronave B-2A. A empresa também forneceu modernização de criptografia para a frota de aeronaves para melhorar a segurança das comunicações de várias transmissões de alta frequência. Essa capacidade permitirá que os B-2 usem com segurança dispositivos de comunicação avançados em ambientes contestados. O contrato inicial para modernização e manutenção do B-2 foi concedido à Northrop Grumman em 2014 e envolvia uma opção adicional para estender o período até 2024.
O vice-presidente da Northrop Grumman e gerente do programa B-2, Shaugnessy Reynolds, disse: “As capacidades incomparáveis do B-2 o tornam o único bombardeiro furtivo de longo alcance estratégico no arsenal dos EUA. Comprometidos com a modernização contínua do B-2, estamos aproveitando a inovação de nossa empresa em engenharia digital e suas décadas de liderança no projeto e manutenção de plataformas para manter o B-2 Spirit pronto par o combate”.
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